Consulta e pagamento do
IPVA já estão disponíveis

Boleto chegará aos proprietários de veículos no fim do mês, mas pode ser baixado pelo site da Secretaria da Fazenda
Publicação
03/01/2012 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve chegar à residência do contribuinte no final deste mês ou início de fevereiro. Mas desde já é possível consultar o valor, datas e forma de pagamento no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e até mesmo recolher o imposto, na rede bancária e nas lotéricas.
Como a alíquota permanece a mesma – 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões – quem não trocou de carro vai pagar, em média, 6% a menos que no ano passado, em função da desvalorização dos veículos seminovos.
O valor do imposto lançado neste ano, para 3,7 milhões de proprietários, é de R$ 1,65 bilhão; a arrecadação de 2012, no entanto, deve chegar a R$ 1,9 bilhão, por causa da entrada dos veículos novos no mercado e do pagamento de débitos atrasados.
Em fevereiro, o contribuinte pode recolher o valor integral do IPVA com desconto de 5%. De acordo com o final da placa, o vencimento começa no dia 8 e prossegue até o dia 24. A partir de março, começa o pagamento para quem optar pelo parcelamento; sempre no mesmo dia, as parcelas têm vencimento programado para março, abril, maio, junho e julho. A tabela, também de acordo com o final da placa, vence entre os dias 12 e 23 de cada mês.
RECOLHIMENTO – O recolhimento do IPVA pode ser feito, prioritariamente, nos bancos do Brasil e Itaú. Nessas duas instituições, basta apresentar o número do Renavan. E quem preferir pagar em qualquer outro banco, ou na rede de casas lotéricas, deve usar o boleto enviado pelo Correio, desde que esteja com o endereço residencial atualizado no Detran.
Caso não receba o boleto, ou queira antecipar o pagamento, o contribuinte pode imprimir a guia de recolhimento ou ficha de compensação pelo site www.fazenda.pr.gov.br. Na mesma guia aparecem também eventuais débitos anteriores. Veja os valores dos automóveis considerados para cálculo do IPVA.

GALERIA DE IMAGENS