Consórcio vence obra de pavimentação entre Pitanga e Mato Rico

Publicação
01/08/2018 - 12:50

Em aviso publicado nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) declarou o Consórcio Compasa-Gaissler-Via Venetto como vencedor da licitação para pavimentação dos 43,1 quilômetros da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, na Região Central do Estado.

Os critérios deste certame eram menor preço e atendimento substancial ao edital. O resultado final foi publicado no último dia 20 de junho, considerando a Construtora Triunfo como vencedora, com proposta de R$ 99,2 milhões. Em seguida, o DER-PR abriu prazo de 5 dias úteis para eventuais contestações dos participantes.

Mesmo com valor menor (R$ 89,4 milhões), o consórcio Compasa-Gaissler-Via Venetto foi inicialmente inabilitado, mas recorreu e teve a argumentação acatada pelo DER-PR. A decisão foi tomada após estudos e reuniões internas, tanto técnicas quanto jurídicas, sobre os recursos administrativos e as contrarrazões apresentadas pelos concorrentes pós resultado final. Os processos estão disponíveis no portal Compras Paraná (comprasparana.pr.gov.br).

A alteração do resultado recebeu o aval do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), já que esta é a primeira licitação internacional do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, financiado pela instituição financeira com contrapartida do governo estadual.

ETAPAS – Depois da homologação do resultado, o consórcio terá que depositar a caução e, na sequência, apresentar o plano de trabalho em 15 dias para viabilizar a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.

O asfaltamento da estrada de terra vai beneficiar cerca de 35 mil moradores, principalmente pequenos produtores rurais e estudantes universitários dos dois municípios.

OBRA – A pavimentação da PR-239 começa no entroncamento entre a PR-466 e a PR-460, em Pitanga, passa pelo distrito de Barra Bonita, pertencente ao mesmo município, e termina no início da Avenida Central, em Mato Rico.

Além da implantação de rodovia em pista simples, estão previstas terceiras faixas, obras de terraplenagem, fundações de aterros, drenagem, paisagismo e melhoras ambientais. A duração das obras está prevista em 24 meses.