Consórcio Paraná Saúde lança guia de medicamentos

O guia será distribuído aos farmacêuticos e profissionais envolvidos com a prescrição e dispensação de medicamentos nas regionais de saúde e nos 399 municípios estaduais
Publicação
17/11/2011 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou quarta-feira (16) do lançamento do Guia de Medicamentos, como parte do evento comemorativo dos 12 anos do Consórcio Paraná Saúde, que compra e distribui medicamentos básicos para 389 municípios do Estado. O guia, um instrumento de divulgação dos medicamentos da atenção primária à saúde ofertados pelo SUS no Paraná, será distribuído aos farmacêuticos e profissionais envolvidos com a prescrição e dispensação de medicamentos nas regionais de saúde e nos 399 municípios estaduais.
Segundo o secretário Michele Caputo Neto, este guia é uma conquista de todos os envolvidos com a saúde do estado, e servirá para nortear a prescrição adequada e o atendimento de qualidade da população. Para ele, o evento comemorativo dos 12 anos do consórcio é uma vitória do Estado que conseguiu otimizar os recursos financeiros e comprar o elenco de medicamentos da atenção primária com o menor preço do Brasil.
“A parceria com o consórcio é fundamental para a estruturação da assistência farmacêutica no Paraná e, além de mantermos os recursos do estado em dia – diferente do que acontecia anteriormente, em 2012 iremos destinar um incentivo financeiro para os 308 municípios com população abaixo de 20 mil habitantes para que possam manter ou contratar profissionais para essa área”, afirmou Caputo Neto. O atual governo quitou as dívidas da Saúde com o consórcio que, em janeiro, somavam mais de R$ 5 milhões.
FARMÁCIA DO PARANÁ - Caputo Neto disse que o Governo do Estado está estruturando as farmácias especiais, que trabalham com medicamentos de alto custo que se tornarão as Farmácias do Paraná. A primeira será a de Guarapuava, que tem inauguração marcada para o dia 9 de dezembro. “Além disso, contratamos 104 farmacêuticos concursados, para que todas as regionais de saúde tenham profissionais da área para o atendimento da população”.
O presidente do consórcio, Ailton Buso de Araújo, afirmou que a entidade gerencia R$ 63 milhões em medicamentos e que a parceria com governo federal, estadual e municipais deve ser ampliada para melhorar o atendimento à população. “A experiência de sucesso do consórcio pode ser aplicada em outras áreas além dos medicamentos básicos”, afirmou. Segundo ele, 388 municípios compram medicamentos pelo consórcio, mas apenas 109 são conveniados para compras com o recurso da contrapartida municipal.
Para o presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), Antonio Carlos Nardi, são 12 anos de solidez e êxito, que demonstram a seriedade da assistência farmacêutica do Paraná. Ele destacou o fato do estado manter seus pagamentos em dia, o que garante maior poder de negociação e menores preços na compra dos itens da atenção primária à saúde.
PROGRAMA HORUS - O diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento, destacou a edição do Guia de Medicamentos do Paraná, e participou de mesa-redonda para detalhar como funciona o programa Horus, gerenciamento de todos os componentes da assistência farmacêutica do SUS.
Durante todo o dia (16), profissionais farmacêuticos, secretários municipais de saúde, gestores municipais e representantes da secretaria estadual participaram de discussões técnicas sobre a assistência farmacêutica no Estado. Os profissionais receberam uma edição do guia de medicamentos e os 312 municípios com menos de 20 mil habitantes receberam um computador cada. Os equipamentos serão destinados exclusivamente para a assistência farmacêutica em que poderá ser instalado o programa Horus, ofertado pelo Ministério.

GALERIA DE IMAGENS