Conselho estadual da pessoa
com deficiência tem nova diretoria

A nova mesa-diretora do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) para o biênio 2018-2020 foi empossada e terá presidente representante da sociedade civil.
10/04/2018 - 09:40

Os 12 novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (Coede/PR) foram empossados segunda-feira (9) para o novo biênio 2018-2020. Durante a cerimônia de posse, também foi eleita a nova mesa-diretora, que tem como presidente o membro da sociedade civil Pedro Maria Martendal de Araújo.

A vice-presidente a representante governamental, Flavia Bandeira Cordeiro, é coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, disse que o processo eleitoral deste ano se diferenciou das anteriores. “A nova eleição possibilitou maior participação da sociedade civil, tanto em número de candidatos quanto em número de votantes”, afirmou.

O pleito recebeu a participação de 70 instituições da sociedade civil votantes e 33 inscritas como candidatas. Ficaram habilitadas para concorrer à eleição 27 entidades.

Flavia diz que a ampliação da composição do número de conselheiros estaduais, em 2015, permitiu a descentralização das eleições. Há dois anos, as votações ocorriam em assembleia presencial, em Curitiba, e muitas entidades tinham dificuldade no deslocamento.

“Nós nos preocupamos em fazer com que a eleição fosse mais abrangente, no sentido de não desfavorecer as entidades do interior”, acrescenta.

NOVA GESTÃO – Dar continuidade aos trabalhos realizados, valorizar a pessoa com deficiência e lutar pela defesa de direitos desse público são as metas do novo presidente do Coede-PR, Pedro Martendal de Araújo. Ele diz que a criação de novos conselhos é uma das formas de intensificar a política em todo o Estado. “Vamos trabalhar, com todos os conselheiros, para que o Plano Estadual da Pessoa com Deficiência seja colocado em prática e efetivado em sua totalidade”, afirma.

O representante da Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual (Acadevi), Ivã José de Pádua, é um dos 12 conselheiros eleitos que irão compor a nova gestão. O conselheiro considera que acompanhar a elaboração de políticas públicas está entre os papéis dos representantes da sociedade civil.

“Iremos buscar a ampliação de direitos desse segmento que é, muitas vezes, esquecido e até discriminado pela sociedade”, diz Ivã. Para ele o plano, lançado em 2017, significa um avanço para que mais pessoas tenham seus direitos garantidos.

ABRANGÊNCIA – A superintendente de Assistência Social da Secretaria da Família, Maria de Lourdes San Roman, afirma que é oferecido apoio para que os conselhos consigam ter representatividade regional. “Nós trabalhamos de forma integrada e estimulamos a criação de conselhos municipais para implementar políticas que realmente melhorem a vida de quem usa o serviço do Estado ou das entidades sociais”, diz.

O aumento no número de conselhos municipais de 22 para 97, de 2014 até agora, foi elogiado pela representante do Ministério Público do Paraná, Melissa Rodrigues, presente na cerimônia de posse dos conselheiros. “Todo conselheiro tem que estar a par do importante papel que tem na promoção e garantia de direitos da pessoa com deficiência”, diz.

TITULARES – Os novos conselheiros titulares, representando a sociedade civil, são: Mauro Vincenzo Claudio Nardini, Andrea Cristina de Fátima dos Santos, Tereza de Jesus Loução Pereira, Andrea Moreira de Castilho Koppe, Carlos Renato do Rozário, Pedro Maria de Araújo, Julio Marcos de Souza, Celma Juliane Siqueira Gomes, Carla Regina Wingert de Moraes, Horaides Defant Souza Borges, Cilmara de Fátima Buss de Oliveira e Ivan José de Pádua.

Os conselheiros titulares, representantes governamentais, são: Flavia Bandeira Cordeiro, Raquel Bampi, Angela Carstens, Sandra Busnello, Claudia Saldanha, Dulce Maria Darolt, Noemi Ansay, Marilza Hack, Benedito Diniz, Aline Wirbski e Rosangela Aparecida de Souza.