Conferência estadual debate
políticas públicas para mulheres

Realizadas a cada dois anos, as conferências de políticas para mulheres são, juntamente com os conselhos de assistência social, instrumentos de participação e controle social
Publicação
04/12/2015 - 11:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais de 500 pessoas participam, em Curitiba, da IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Paraná, promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. A conferência, que começou quinta-feira (3) e prossegue até este sábado (5), acontece no centro de eventos do Shopping Center Estação. “Este é um evento importante para a área de garantia de direitos das mulheres porque temos a oportunidade de avaliar a política pública adotada no Paraná e definir diretrizes que assegurem cada vez mais benefícios, não só para as mulheres, como também para as famílias e para a sociedade paranaense”, disse Fernanda Richa, secretária Trabalho e Desenvolvimento Social.
Na abertura, a secretária fez um balanço dos principais avanços conquistados pelas mulheres na atual gestão. “O primeiro deles, e talvez o mais importante, foi a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que representou uma conquista do movimento social e um avanço em relação aos conselhos voltados à questão das mulheres até então organizados no Paraná”, disse Fernanda.
A secretária mencionou também o lançamento, no fim de 2014, do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, organizado e aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e que é resultado da mobilização de quase duas mil paranaenses. O documento expressa a vontade política do Governo do Paraná em reverter as desigualdades entre homens e mulheres.
Outra importante ação que está em fase de implantação são as “Unidades Móveis de Atendimento à Mulher do Campo e da Floresta”, que começaram a percorrer os municípios do Estado para levar informações às mulheres que vivem nas áreas mais distantes.
Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Doris Margareth de Jesus, a conferência representa um passo importante para a democracia e para o empoderamento das mulheres, o que garante o fortalecimento delas e a igualdade de gênero.
CONFERÊNCIA – A conferência reúne representantes de entidades que atuam na defesa, promoção ou garantia dos direitos da mulher e usuárias dos serviços públicos; representantes dos organismos de políticas para as mulheres; do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e da rede de enfrentamento à violência do Estado.
As organizações governamentais estão representadas por trabalhadoras, técnicas e gestoras que atuam nas políticas públicas para mulheres. Ao todo, 350 municípios estão representados no evento.
Durante os três dias da conferência, as participantes vão debater assuntos que têm como tema central a garantia de mais direitos, participação e poder para as mulheres do Paraná.
Realizadas a cada dois anos nos âmbitos municipal, estadual e nacional, as conferências de políticas para mulheres são, juntamente com os conselhos de assistência social, instrumentos de participação e controle social.
PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira (4), a conferência teve início com uma palestra, seguida de uma mesa-redonda. À tarde, as participantes se dividem em grupos de trabalho que terão quatro eixos de discussão.
Esses eixos são a contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; sistema político com a participação das mulheres e igualdade; e o sistema estadual de políticas para as mulheres.
Ainda nesta sexta-feira, às 19h, serão indicadas as delegadas que participarão da eleição, que definirá as representantes do Paraná na Conferência Nacional dos Direitos da Mulher, de 15 a 18 de março, em Brasília.
No sábado (05), os trabalhos serão concentrados na apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos e moções e eleição das delegadas.
PRESENÇAS – Também participaram da abertura da IV Conferência o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira; a secretária-adjunta da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Linda Goulart; a coordenadora estadual da Política para as Mulheres, Terezinha Ramos; a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Lenice Bodstein; a presidente da Comissão da Mulher Advogada – OAB/PR, Daniela Ballão Ernlund.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS