Depois de 15 anos trabalhando no Japão, Nilo Kato e a esposa, Suely, voltaram ao Brasil decididos a montar um negócio próprio, em Londrina, no Norte do Paraná. Assim surgiu a confeitaria de doces finos Hachimitsu, que tem “tripla nacionalidade”: receita francesa, molde japonês de produção e empreendedorismo brasileiro.
A empresa foi criada em 2005. Desde então, só cresceu. Foi preciso fazer várias ampliações no antigo espaço e, oito anos depois, o empreendedor resolveu dar um passo arrojado. “Adquirimos um imóvel para montar uma unidade própria, maior”, conta Kato, que tentou investir na empreitada apenas com recursos próprios. Acabou faltando dinheiro para terminar a obra e o sonho poderia virar um pesadelo.
Nessa época, um amigo indicou a ele a Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado e ele pode realizar o sonho. “Eu já estava jogando a toalha. Quase um ano construindo e a grana tinha acabado”, explica. “O crédito da Fomento Paraná foi fundamental para terminar a construção e realizar um sonho. Se não fosse o crédito, até hoje não teria terminado. Veio na hora”, afirma Kato.
FILIAIS E MAIS EMPREGOS – Com a inauguração em espaço próprio, no bairro Bela Suíça, em Londrina, o movimento na loja cresceu bastante. “As vendas triplicaram”, comemora a esposa Suely Kato.
Com o aumento nas vendas, o quadro de funcionários também precisou ser aumentado. Eram 11 empregados no começo, hoje os Kato empregam quatro vezes mais. Desde então, já abriu quatro filiais e reabriu a unidade que funcionava em um imóvel alugado. “A crise passa longe daqui”, diz o empreendedor.
Para os próximos anos, o casal tem em mente um plano ambicioso de expansão. “Pretendemos franquear, para que mais pessoas conheçam as delícias da Hachimitsu”, comenta Kato. Além das franquias, os empresários já estão com estudo avançado para abrir uma loja em Curitiba.Desde 2011, a Fomento Paraná já contratou R$ 660 milhões em financiamentos para empreendedores de micro, pequeno e médio porte, além de projetos especiais, da indústria, do comércio e do setor de serviços, em todas as regiões do estado
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, afirma que as micro e pequenas empresas são responsáveis por um grande número de empregos e por movimentar a economia, gerando novos negócios. “Por isso a Fomento Paraná tem feito um esforço para facilitar e aumentar a oferta de crédito nesse segmento”, afirma ele.
Desde 2011, a Fomento Paraná já contratou R$ 660 milhões em financiamentos para empreendedores de micro, pequeno e médio porte, além de projetos especiais, da indústria, do comércio e do setor de serviços, em todas as regiões do estado. Os recursos beneficiam empreendedores de mais de 320 municípios paranaenses.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
A empresa foi criada em 2005. Desde então, só cresceu. Foi preciso fazer várias ampliações no antigo espaço e, oito anos depois, o empreendedor resolveu dar um passo arrojado. “Adquirimos um imóvel para montar uma unidade própria, maior”, conta Kato, que tentou investir na empreitada apenas com recursos próprios. Acabou faltando dinheiro para terminar a obra e o sonho poderia virar um pesadelo.
Nessa época, um amigo indicou a ele a Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado e ele pode realizar o sonho. “Eu já estava jogando a toalha. Quase um ano construindo e a grana tinha acabado”, explica. “O crédito da Fomento Paraná foi fundamental para terminar a construção e realizar um sonho. Se não fosse o crédito, até hoje não teria terminado. Veio na hora”, afirma Kato.
FILIAIS E MAIS EMPREGOS – Com a inauguração em espaço próprio, no bairro Bela Suíça, em Londrina, o movimento na loja cresceu bastante. “As vendas triplicaram”, comemora a esposa Suely Kato.
Com o aumento nas vendas, o quadro de funcionários também precisou ser aumentado. Eram 11 empregados no começo, hoje os Kato empregam quatro vezes mais. Desde então, já abriu quatro filiais e reabriu a unidade que funcionava em um imóvel alugado. “A crise passa longe daqui”, diz o empreendedor.
Para os próximos anos, o casal tem em mente um plano ambicioso de expansão. “Pretendemos franquear, para que mais pessoas conheçam as delícias da Hachimitsu”, comenta Kato. Além das franquias, os empresários já estão com estudo avançado para abrir uma loja em Curitiba.Desde 2011, a Fomento Paraná já contratou R$ 660 milhões em financiamentos para empreendedores de micro, pequeno e médio porte, além de projetos especiais, da indústria, do comércio e do setor de serviços, em todas as regiões do estado
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, afirma que as micro e pequenas empresas são responsáveis por um grande número de empregos e por movimentar a economia, gerando novos negócios. “Por isso a Fomento Paraná tem feito um esforço para facilitar e aumentar a oferta de crédito nesse segmento”, afirma ele.
Desde 2011, a Fomento Paraná já contratou R$ 660 milhões em financiamentos para empreendedores de micro, pequeno e médio porte, além de projetos especiais, da indústria, do comércio e do setor de serviços, em todas as regiões do estado. Os recursos beneficiam empreendedores de mais de 320 municípios paranaenses.
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