Concurso premia a qualidade
da seda produzida no Paraná

Evento promovido pela Secretaria da Agricultura acontece nesta sexta-feira (11) no município de Nova Esperança, maior criador de bicho-da-seda do Estado
Publicação
07/11/2011 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento promove nesta sexta-feira (11), em Nova Esperança, o VI Encontro Micro Regional de Produtividade e Qualidade da Sericicultura da safra 2011. Durante o evento, será realizado um concurso para premiar a qualidade da seda produzida no Estado. Maior produtor de bicho-da-seda do Brasil, o Paraná exporta a maior parte de sua produção para vários países, entre eles a França e o Japão.
Os eventos promovidos pela secretaria buscam ampliar a troca de experiências entre os produtores e a inovação tecnológica na atividade. “A excelência da produtividade e qualidade dos casulos se reflete na melhoria da renda e da qualidade de vida dos sericicultores”, diz o zootecnista André Lopes, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário da secretaria.
O concurso desta sexta-feira terá vários critérios para a premiação dos agricultores. Serão premiadas quatro categorias de produtores – desde aqueles que têm apenas 1 hectare de plantio de amoreira até os que possuem 4,85 hectares de área plantada. A classificação dos produtores será definida pela produção de casulos verdes por hectare durante a safra 2010/11.
No Paraná, a sericicultura gera renda para cerca de 3 mil famílias de 216 municípios localizados entre as regiões Norte e Noroeste. A produção na safra 2010/11 atingiu cerca de 3,4 mil toneladas de casulos verdes, responsáveis pela movimentação de R$ 27,89 milhões em Valor Bruto da Produção.
VALE DA SEDA – A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento apoia o desenvolvimento da sericicultura como alternativa de geração de renda em pequenas propriedades de todo o Estado – especialmente na região conhecida como Vale da Seda, entre o Norte e o Noroeste do Paraná.
Entre os dias 12 a 20 de novembro, será realizada a 1ª Feira Nacional do Vale da Seda, também em Nova Esperança, o maior produtor de seda do Estado. Serão vendidas peças exclusivas de alta qualidade (como echarpes, bolsas e blusas feitas com seda pura) produzidas por artesãs de uma cooperativa formada por moradoras da zona rural do município.
“A ideia é agregar valor e fechar o ciclo de produção, dando mais oportunidades para as famílias que sobrevivem da atividade no campo”, explica Lopes.
O objetivo do evento é divulgar a identidade do Vale da Seda, para que a região seja conhecida como um local de comércio socialmente justo e que beneficia milhares de famílias que conseguem viver a partir da criação do bicho da seda em pequenas propriedades.

GALERIA DE IMAGENS