Comunidade discute
revitalização do setor
histórico e do Belvedere

Imóvel do bairro São Francisco vai abrigar um café. No encontro também foram abordadas as necessidades dos comerciantes da região e segurança
Publicação
22/10/2015 - 13:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A valorização da Praça João Cândido e a restauração do Edifício Belvedere, no setor histórico de Curitiba, foram discutidas nesta quinta-feira (22) por representantes do governo estadual e municipal, acadêmicos, comerciantes, entidades religiosas e comunidade.
A reunião serviu para a busca de soluções para revitalizar o bairro São Francisco e preservar o Belvedere, imóvel de propriedade do Estado e sede da Academia Paranaense de Letras do Paraná.
A reunião foi pautada por três assuntos: reformas e mudanças no Belvedere, necessidades dos comerciantes da região e segurança para todo o bairro. O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, disse que as estratégias serão desenvolvidas em conjunto.
“Foi uma reunião muito importante, com a participação de diversos órgãos e técnicos e da comunidade, para que esse trabalho seja um ideal de todos”, disse Arns.
Durante a conversa, foi apresentado o projeto de reforma do edifício Belvedere pelo Senac/PR. A obra foi autorizada e deve começar em breve. O Belvedere atualmente passa por processo de limpeza e ganhará um café.
Segundo o diretor regional do Senac/PR, Vitor Monastier, o espaço destinado à instalação do café poderá ajudar a resolver alguns problemas da região. “Com a ocupação do espaço pelo público nós minimizaremos o risco de depredação do prédio, como tem acontecido frequentemente”, disse ele.
No primeiro andar do prédio ficará o centro gastronômico. O segundo piso será destinado ao uso da Academia Paranaense de Letras, que nunca teve uma sede própria.
“Vamos ajudar nestas ações para a recuperação do São Francisco, pois temos o objetivo de valorizar a história e a cultura do Paraná”, disse a presidente da academia, Chloris Casagrande Justen.
A segunda parte do projeto será a restauração do Belvedere, que ainda aguarda o processo de captação de recursos por meio do programa Lei de Incentivo à Cultura. Uma nova reunião foi marcada para o dia 19 de novembro para dar continuidade a apresentação dos projetos e discussão das propostas.
MUDANÇAS NA REGIÃO – Na reunião também foi discutida a necessidade de valorizar e ocupar mais as ruas do setor histórico de Curitiba. Os participantes opinaram a respeito do entorno da Praça João Cândido, que tem sofrido com depredações e vandalismo.
De acordo com a presidente da Associação da Rede Empresarial do Centro Histórico, Ana Carolina Vargas, a reforma do Belvedere é apenas um dos projetos para serem colocados em prática.
“A gente precisa de um projeto de educação patrimonial para que o curitibano valorize essa região. Não adianta só revitalizar se não tiver ninguém para usufruir”, disse Ana Carolina.
PATRIMÔNIO - A Praça João Cândido, no bairro São Francisco, é uma homenagem a João Cândido Ferreira (1864-1948), médico e governador do Paraná em 1906 e 1907. O local faz parte do setor histórico de Curitiba e abriga as Ruínas de São Francisco e o Belvedere.
O imóvel faz parte do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, foi construído em 1915 e tombado em 1966. O local já abrigou importantes instituições paranaenses, como a PRB2, primeira emissora de rádio do Paraná, o observatório de astronomia da Faculdade de Engenharia do Paraná, o Centro Paranaense Feminino de Cultura e a União Cívica Feminina.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS