O Governo do Paraná recebeu nesta semana a visita de uma comitiva do Departamento de Reforma de Saúde da República Popular da China. Os profissionais vieram entender como funciona o Sistema Único de Saúde e conhecer as experiências bem-sucedidas do Paraná, em especial a Rede Mãe Paranaense.
“A delegação pôde entender, entre outros temas, como funciona o processo de financiamento do sistema público de Saúde, que tem a participação do Estado, municípios e do governo federal. É uma grande satisfação perceber que o trabalho feito no Paraná é reconhecido, inclusive, em outras partes do mundo”, destacou o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz.
Um dos objetivos da visita é a reestruturação do sistema de saúde pública chinês. A delegação busca exemplos bem-sucedidos de atendimento na saúde mundo afora. A escolha do Paraná foi uma indicação do Banco Mundial por ser referência nos projetos que o governo oferece à população.
“Estamos muito contentes em ter contato com estes projetos. Claro, Brasil e China são países muito diferentes, mas temos certeza que conseguiremos aproveitar estes bons exemplos para oferecermos o melhor aos nossos cidadãos”, enfatizou a diretora- geral do Departamento de Reforma na Saúde, Haining Xue.
PROGRAMAS – Um dos programas que chamou bastante a atenção dos chineses foi a Rede Mãe Paranaense. Idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde com financiamento do Banco Mundial, através do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, o programa está presente em todos os 399 municípios do Estado, sendo responsável pelo atendimento materno-infantil desde a gestação até a criança completar 1 ano. Cerca de 83% das gestantes paranaenses são atendidas pelo programa.
Com qualidade mundialmente reconhecida, a Rede Mãe Paranaense já recebeu diversos elogios em eventos internacionais, como por exemplo, no encerramento da missão de revisão do Projeto Multissetorial, que ocorreu no mês de novembro deste ano.
“Há países interessados em conhecer melhor os programas que vêm sendo muito bem desenvolvidos aqui no Paraná. Agora a ideia é tentar fazer um intercâmbio com outros estados no Brasil das boas práticas do Paraná, especialmente na saúde. A ideia é ter uma troca de experiências entre os estados”, comentou na ocasião o gerente do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná e líder da missão do Banco Mundial, Davide Zucchini.
O secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, pasta responsável pelo contrato com o Banco Mundial, Juraci Barbosa Sobrinho, ressaltou a importância dos programas locais que são referência no Brasil.
“Felizmente, no Paraná o Projeto Multissetorial tem dado certo. Os indicadores são excelentes”, disse ele. “Há programas acima da média, são os melhores do Brasil em boas práticas, como o Mãe Paranaense."