Começa a funcionar mais uma clínica credenciada pelo Detran em Maringá

Os condutores passam a contar com três locais para realizar os exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica
Publicação
01/03/2011 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais uma clínica médica credenciada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) começou a funcionar nesta terça-feira (1), em Maringá, na noroeste do Estado. Com isso, os moradores passam a contar com três locais para realizar os exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica, necessários para primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. A estimativa é que a nova clínica aumente em até mil os exames médicos realizados mensalmente na cidade, saltando dos 1.709 feitos em fevereiro, para 2.779 em março.
A Portal Clínica Médica e Psicológica, fica na Rua Vereador Primo Monteschio, número 494, Zona 02. A equipe é formada por dois psicólogos e um médico, com previsão de atender, em média, 630 exames médicos e 219 exames psicológicos por mês.
O enfermeiro Adriano Felix Domingos foi um dos primeiros a realizar as consultas. “Vou renovar minha carteira. Fiquei bastante satisfeito com a opção da nova clínica, o que reduz o tempo de espera e permite que eu conclua todo o processo mais rápido”.
Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o credenciamento garante agilidade e estrutura mais adequada para receber o usuário. “Estas clínicas conseguem fazer uma análise mais criteriosa das condições dos candidatos e, assim, contribuem para melhorar a segurança no trânsito”, destaca ele.
O departamento ainda analisa a situação das três clínicas de Maringá, suspensas no início de fevereiro, por suspeitas de irregularidades. A relação completa com todas as 120 clínicas credenciadas no Paraná estão disponíveis para consulta no site www.detran.pr.gov.br.
EXAMES - Na avaliação médica feita pelas clínicas credenciadas pelo Detran, o candidato à habilitação passa por exame completo de suas condições de saúde, como cardiorrespiratório, neurológico e análise auditiva. A avaliação psicológica é feita em etapas, coletiva, com aplicação de testes psicológicos, e entrevista individual com um psicólogo.
“Não é realizado somente exame de vista. É avaliada a condição física e mental do condutor, como forma de garantir que aquele candidato está apto a dirigir nestes termos”, explica o coordenador de Habilitação do Detran, Larson Orlando.
O edital de credenciamento continua aberto para as clínicas que tem interesse em se cadastrar e oferecer os exames. Informações sobre o edital podem ser solicitados a Comissão de Licitações do Detran PR pelo email licitadetran@pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS