A crise econômica que afeta a Europa e os Estados Unidos cria oportunidades de negócios para os países do Mercosul. A opinião é unânime entre os participantes da cerimônia de abertura do Encontro de Comércio Exterior (Encomex Mercosul), realizada na manhã desta quinta-feira (1º), em Curitiba. Com mais de 1,5 mil inscritos, o evento promoverá, durante dois dias, um debate sobre as duas décadas de experiência do bloco econômico e o planejamento para os próximos 20 anos.
Segundo o ministro interino de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, a economia mundial passa por um novo momento e os países do Mercosul e da América Latina possuem um mercado interno forte e atraente para investidores das nações em crise.
“Em 20 anos, o comércio intrabloco cresceu mais de 800%. O bloco passou por várias crises, mas o saldo é positivo. Agora temos a oportunidade de aproveitar esse novo momento da economia mundial”, disse.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que a América Latina é a bola da vez para os investidores. “O Brasil, país líder do bloco, com história de cumprir contratos e uma democracia estabelecida, tem o ambiente para os investimentos mais seguros entre os países em desenvolvimento”, disse, reforçando que o Paraná possui o diferencial competitivo de estar em uma posição estratégica no Mercosul.
“O Mercosul avançou nessas duas décadas, mas não tanto quanto gostaríamos. Ainda temos uma série de desafios a vencer, e o espaço de debates e reflexão criado com o Encomex vai nos ajudar a buscar soluções que possibilitem a real integração entre os países do bloco”, afirmou o secretário.
De acordo com a secretária executiva do ministério, Tatiana Prazeres, um dos objetivos do encontro é identificar as oportunidades que estão sendo criadas com a crise dos países desenvolvidos. “As oportunidades geradas precisam ser exploradas. Além disso, vamos incentivar o fortalecimento e o crescimento do comércio intrabloco”, disse.
DESAFIOS E INTEGRAÇÃO – As dificuldades, barreiras e crises vivenciadas entre os países do bloco ao longo dos últimos 20 anos foram classificadas como parte de um processo de amadurecimento do bloco.
De acordo com o diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, Bruno Bath, o bloco avançou de forma modesta, mas positiva, nesses 20 anos. “Estamos evoluindo na habilidade de superar conflitos. É uma construção diária de um mercado regional”, reiterou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, afirmou que é obrigação dos países do bloco acabar com os processos burocráticos, derrubando barreiras comerciais e facilitando a vida das empresas, principalmente das instaladas nas regiões de fronteira, “Hoje é mais fácil exportar para outras regiões do que para o Mercosul. Temos que aproveitar esse momento da economia mundial para viabilizar esforços que contribuam para a integração do bloco”, disse.
O secretário de pequena e médio empresa e desenvolvimento regional da Argentina, Horacio Roura, avaliou que o crescimento do bloco é dependente da integração comercial, política e de infraestrutura entre os países. “É o caminho para integrarmos toda a América Latina, e não somente os países do Mercosul”.
Também participaram da abertura do Encomex o adido comercial do ministério de indústria e comércio do Paraguai, Sebastian Bogado; a coordenadora de relações internacionais e comércio exterior do Uruguai, Natalia Bertullo; o superintendente do Sebrae, Allan Marcelo Costa; o presidente da Fecomércio, Darci Pianna; o coordenador de projetos especiais da Apex, Maurício Manfré; o diretor de negócios internacionais do Banco do Brasil, Admilson Garcia; o gerente de comércio exterior do BNDES, Guilherme Pfisterer; o gerente de empréstimos e serviços internacionais da Caisa, Mario Maia; o presidente da ACP, Edson José Ramon; o presidente da Faciap, Rainer Zielasko; o presidente da Conampe e diretor-geral da Seim, Ercílio Santinoni; o presidente da Ocepar, João Paulo Kozlowski; entre outras autoridades, empresários e estudantes universitários.
ENCOMEX – Serão dois dias de palestras, reuniões e debates em que a pauta principal é a avaliação das duas décadas de experiência do Mercosul e o planejamento dos próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento
Os palestrantes discutirão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, como crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.
A programação inclui também painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do ministério para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.
O Encomex traz cases de sucesso de 24 empresas de pequeno e médio porte com êxito na comercialização de seus produtos no exterior. Dessas, 21 são paranaenses.
PARCEIROS – O evento é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, junto com o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
Entre os patrocinadores estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná (ACP),do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conamp).
HISTÓRICO – Em 2009, o 1º Encomex Mercosul aconteceu em Foz do Iguaçu e aproximou os setores produtivos e governamentais dos países que compõem o bloco: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai. A Venezuela também participou do encontro.
A segunda edição ocorreu em Porto Alegre, em 2010, com um público de cerca de 1,5 mil pessoas, 120 empresas brasileiras, 24 empresas de outros países da América Latina e 12 empresas européias. Neste segundo encontro, foram feitas 900 rodadas de negócios.
Programação completa - mercosul.encomex.mdic.gov.br/programacao
Serviço:
ENCOMEX
Datas: 1º e 2 de dezembro
Horário: 9 às 18 horas
Local : Universidade Positivo - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Segundo o ministro interino de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, a economia mundial passa por um novo momento e os países do Mercosul e da América Latina possuem um mercado interno forte e atraente para investidores das nações em crise.
“Em 20 anos, o comércio intrabloco cresceu mais de 800%. O bloco passou por várias crises, mas o saldo é positivo. Agora temos a oportunidade de aproveitar esse novo momento da economia mundial”, disse.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que a América Latina é a bola da vez para os investidores. “O Brasil, país líder do bloco, com história de cumprir contratos e uma democracia estabelecida, tem o ambiente para os investimentos mais seguros entre os países em desenvolvimento”, disse, reforçando que o Paraná possui o diferencial competitivo de estar em uma posição estratégica no Mercosul.
“O Mercosul avançou nessas duas décadas, mas não tanto quanto gostaríamos. Ainda temos uma série de desafios a vencer, e o espaço de debates e reflexão criado com o Encomex vai nos ajudar a buscar soluções que possibilitem a real integração entre os países do bloco”, afirmou o secretário.
De acordo com a secretária executiva do ministério, Tatiana Prazeres, um dos objetivos do encontro é identificar as oportunidades que estão sendo criadas com a crise dos países desenvolvidos. “As oportunidades geradas precisam ser exploradas. Além disso, vamos incentivar o fortalecimento e o crescimento do comércio intrabloco”, disse.
DESAFIOS E INTEGRAÇÃO – As dificuldades, barreiras e crises vivenciadas entre os países do bloco ao longo dos últimos 20 anos foram classificadas como parte de um processo de amadurecimento do bloco.
De acordo com o diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, Bruno Bath, o bloco avançou de forma modesta, mas positiva, nesses 20 anos. “Estamos evoluindo na habilidade de superar conflitos. É uma construção diária de um mercado regional”, reiterou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, afirmou que é obrigação dos países do bloco acabar com os processos burocráticos, derrubando barreiras comerciais e facilitando a vida das empresas, principalmente das instaladas nas regiões de fronteira, “Hoje é mais fácil exportar para outras regiões do que para o Mercosul. Temos que aproveitar esse momento da economia mundial para viabilizar esforços que contribuam para a integração do bloco”, disse.
O secretário de pequena e médio empresa e desenvolvimento regional da Argentina, Horacio Roura, avaliou que o crescimento do bloco é dependente da integração comercial, política e de infraestrutura entre os países. “É o caminho para integrarmos toda a América Latina, e não somente os países do Mercosul”.
Também participaram da abertura do Encomex o adido comercial do ministério de indústria e comércio do Paraguai, Sebastian Bogado; a coordenadora de relações internacionais e comércio exterior do Uruguai, Natalia Bertullo; o superintendente do Sebrae, Allan Marcelo Costa; o presidente da Fecomércio, Darci Pianna; o coordenador de projetos especiais da Apex, Maurício Manfré; o diretor de negócios internacionais do Banco do Brasil, Admilson Garcia; o gerente de comércio exterior do BNDES, Guilherme Pfisterer; o gerente de empréstimos e serviços internacionais da Caisa, Mario Maia; o presidente da ACP, Edson José Ramon; o presidente da Faciap, Rainer Zielasko; o presidente da Conampe e diretor-geral da Seim, Ercílio Santinoni; o presidente da Ocepar, João Paulo Kozlowski; entre outras autoridades, empresários e estudantes universitários.
ENCOMEX – Serão dois dias de palestras, reuniões e debates em que a pauta principal é a avaliação das duas décadas de experiência do Mercosul e o planejamento dos próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento
Os palestrantes discutirão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, como crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.
A programação inclui também painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do ministério para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.
O Encomex traz cases de sucesso de 24 empresas de pequeno e médio porte com êxito na comercialização de seus produtos no exterior. Dessas, 21 são paranaenses.
PARCEIROS – O evento é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, junto com o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
Entre os patrocinadores estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná (ACP),do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Itaipu Binacional e Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conamp).
HISTÓRICO – Em 2009, o 1º Encomex Mercosul aconteceu em Foz do Iguaçu e aproximou os setores produtivos e governamentais dos países que compõem o bloco: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai. A Venezuela também participou do encontro.
A segunda edição ocorreu em Porto Alegre, em 2010, com um público de cerca de 1,5 mil pessoas, 120 empresas brasileiras, 24 empresas de outros países da América Latina e 12 empresas européias. Neste segundo encontro, foram feitas 900 rodadas de negócios.
Programação completa - mercosul.encomex.mdic.gov.br/programacao
Serviço:
ENCOMEX
Datas: 1º e 2 de dezembro
Horário: 9 às 18 horas
Local : Universidade Positivo - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300