Começa a construção
do vertedouro
da Usina Colíder

Unidade da Copel em Mato Grosso vai integrar sistema nacional e aumentar capacidade instalada de geração de energia
Publicação
31/01/2012 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As obras da Usina Colíder, hidrelétrica da Copel no Rio Teles Pires, região norte de Mato Grosso, estão nos cronogramas estabelecidos. Os cerca de 800 trabalhadores no canteiro concluíram as escavações em rocha na área do vertedouro, abrindo espaço para o lançamento de concreto nas fundações e início da edificação da estrutura em concreto armado. A estrutura do vertedouro terá 69 metros de largura, 75 metros de comprimento e altura máxima (medida do apoio da fundação na rocha até o topo dos pilares principais) de 42,5 metros.
As demais escavações em rocha prosseguem na área da casa de força (onde mais de 80% do volume previsto foi executado) e área de montagem (metade do total previsto está pronta). A UHE Colíder terá 300 MW (megawatts) de potência instalada e gerará energia suficiente para abastecer uma cidade com 850 mil habitantes.
A usina faz parte do programa de expansão da geração do sistema elétrico brasileiro e integra o planejamento estratégico da Copel, que fixa como meta para os próximos quatro anos aumentar em até 44% a sua capacidade instalada para geração de eletricidade – hoje de 5.158 MW, incluindo a potência proporcional em empreendimentos onde a estatal tem participação.
ETAPA – O início das obras do vertedouro inaugura uma nova etapa nos trabalhos em Colíder, que compreende a execução das principais estruturas em concreto. Até o momento, os esforços estiveram concentrados – na maior parte – nas escavações para a fundação da barragem e construção dos acessos, na montagem do canteiro de obras e nos programas socioambientais – que permanecem em andamento durante a implantação da usina.
As ensecadeiras de primeira fase (estruturas provisórias que servem para desviar o curso do rio e permitir a construção da barragem na área do leito original) já foram concluídas. Nos próximos meses, enquanto o norte do Mato Grosso atravessar a época de chuvas, as frentes de trabalho serão preparadas para a construção da barragem. A construção da Usina Colíder foi iniciada em março do ano passado e a previsão é que ela inicie a produção de energia em dezembro de 2014.
SEGURANÇA – O vertedouro é uma estrutura de segurança presente em todas as usinas hidrelétricas, servindo para escoar as vazões excedentes que não puderem ser armazenadas no reservatório. Além de evitar que o reservatório transborde, o vertedouro contribui para controlar o nível de operação do lago e ainda regular as vazões rio abaixo. Colíder terá um reservatório de 171,7 quilômetros quadrados, que abrangerá áreas dos municípios de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Colíder e Cláudia.
Na Usina Colíder, o vertedouro em concreto armado será equipado com comportas operáveis, do tipo segmento, com quatro vãos de 12 metros de largura por 19 metros de altura, permitindo uma descarga máxima de 6.673 metros cúbicos de água por segundo (o equivalente à maior vazão provável no Rio Teles Pires, com prazo estatístico de recorrência de 10 mil anos). Esse volume é quatro vezes maior que a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS