Comec pleiteia recursos federais para parques metropolitanos

Projetos de quatro parques foram inscritos no “Programa Avançar Cidades - Saneamento”, do Ministério das Cidades. Além de melhorar as condições de drenagem, os parques minimizam impactos ambientais e criam novos espaços de lazer na Região Metropolitana de Curitiba.
Publicação
29/08/2017 - 11:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

 

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) inscreveu projetos de quatro parques metropolitanos no “Programa Avançar Cidades - Saneamento”, do Ministério das Cidades. Este programa empresta recursos federais para ações de saneamento inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para o processo seletivo de 2017/2018 foram destinados R$ 2 bilhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Foram solicitados recursos para o Parque Ambiental Piraquara, o Parque Natural do Iguaçu (Araucária), o Parque Ambiental Itaqui (São José dos Pinhais) e o Parque Metropolitano do Iguaçu (São José dos Pinhais e Piraquara). “Estes parques são importantes porque além de melhorar as condições de drenagem, minimizam impactos ambientais e criam novos espaços de lazer na Região Metropolitana de Curitiba”, diz Sandro Setim, diretor-presidente em execício da Comec.

Os quatro projetos totalizam R$ 79,2 milhões, sendo parte empréstimo e parte contrapartida do governo do Estado. Os parques contribuem para o sistema de contenção de cheias e melhoria da qualidade hídrica e drenagem. Também protegem as bacias mananciais do rio Piraquara (Parque Piraquara) e do rio Passaúna (Parque Natural do Iguaçu), preservam a Área de Preservação Permanente (APP) do rio Iguaçu (Parque Metropolitano do Iguaçu) e o meio ambiente, por meio da recuperação da vegetação nativa (Parque Itaqui).

GALERIA DE IMAGENS