Com embaixador, Richa
diz que quer fortalecer
relações com o Paraguai

O governador Beto Richa reuniu-se nesta quarta-feira (01), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Cáceres Cardozo
Publicação
01/04/2015 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa reuniu-se nesta quarta-feira (01), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Cáceres Cardozo. Richa disse que o Governo do Paraná quer fortalecer as relações comerciais, políticas e sociais com o Paraguai. “Temos um relacionamento histórico com esse importante país, que ajudou muito o desenvolvimento do Paraná. Nossa intenção é estreitar ainda mais essa relação”, afirmou.
Ele destacou o bom momento econômico do Paraguai e agradeceu a visita do embaixador ao estado. “Sabemos do bom momento que passa o Paraguai, de desenvolvimento econômico e social”, disse.
Beto Richa também falou sobre a economia do estado e apresentou ao embaixador os investimentos realizados pelo governo estadual para melhorar a capacidade do Porto de Paranaguá, que hoje é o principal exportador dos produtos paraguaios. “Modernizamos e implantamos no Porto uma gestão eficiente que é reconhecida por todas as entidades do setor”, afirmou.
O governador aproveitou o encontro para convidar o presidente paraguaio, Horacio Cartes, para uma visita oficial ao Paraná.
Acompanhado da embaixatriz Ana María Cáceres, Manuel Cáceres Cardozo afirmou que o governo paraguaio está aberto para fazer um trabalho de cooperação econômica e social com o Paraná. “Precisamos impulsionar o desenvolvimento econômico do nosso país. Para isso, a parceria com o Paraná é fundamental”, disse ele.
Com crescimento econômico acima da média da América Latina, o Paraguai tem investido muito em infraestrutura e atraído cada vez mais empresas estrangeiras. “Queremos mostrar às empresas brasileiras que o Paraguai é hoje uma excelente opção de investimento”, afirmou o embaixador. Ele apresentou ao governador um plano de investimentos de infraestrutura do governo paraguaio, que inclui construção de ferrovias e novas estradas para melhorar o escoamento da produção.
FRONTEIRA - Outro assunto tratado foi o reforço da segurança na região de fronteira. Richa apresentou um projeto do governo federal, o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que pretende usar radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não tripulados para o monitoramento da fronteira. “Esse é um importante programa que estamos tentando trazer para o Paraná, principalmente por sua posição estratégica. É muito importante ter o apoio e cooperação do Paraguai nessa proposta”, disse Richa. O embaixador declarou apoio à iniciativa e explicou que o Paraguai também está tratando com seriedade o reforço das fronteiras.
INTEGRAÇÃO – Antes da reunião com o governador, o embaixador paraguaio conversou com empresários e com os secretários Silvio Barros (Planejamento) e Flávio Arns (Assuntos Estratégicos). No encontro, conduzido pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Nelson Hubner, foi discutida a possibilidade de uma integração das cadeias produtivas do Brasil e do Paraguai.
Sílvio Barros disse que a ideia é substituir produtos que hoje são importados da China e que podem passar a ser fabricados pelo Brasil ou pelo Paraguai. “A possibilidade de haver esse intercâmbio entre Brasil e Paraguai só fortalece os dois países”, destacou.
Flávio Arns complementou a fala de Barros e ressaltou que o objetivo do Mercosul é fortalecer os países do grupo como um todo, por isso é importante buscar parcerias com os países vizinhos. “Quanto mais integração houver melhor”, disse.
O embaixador estava acompanhado de uma comitiva composta pelo cônsul do Paraguai em Curitiba, Atílio Recalde, e pelo cônsul do Paraguai em Paranaguá, Justo Paredes.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br  e www.facebook.com/governopr 

GALERIA DE IMAGENS