Colégio Estadual Rio
Branco ganha novos
conjuntos de mobiliário

A entrega faz parte dos investimentos do Governo do Paraná em melhoria na infraestrutura das escolas. Só neste ano estão sendo entregues 70 mil conjuntos para mais de 300 escolas em todo Estado
Publicação
16/09/2016 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Colégio Estadual Rio Branco, no bairro Batel, em Curitiba, recebeu nesta sexta-feira (16) 240 novos conjuntos escolares. A entrega faz parte dos investimentos do Governo do Paraná em melhoria na infraestrutura das escolas estaduais. Somente este ano estão sendo entregues 70 mil conjuntos a mais de 300 escolas em todo Paraná, no valor total de R$ 10 milhões.
Os conjuntos escolares (formados por mesa e cadeira) foram adquiridos com recursos estaduais e federais e integram o Programa Renova Escola.
O diretor de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Celso Bernardo, explica que os conjuntos mais antigos não atendem a necessidade atual porque os alunos desta geração são maiores. O mobiliário escolar segue regulamentos e normas técnicas brasileiras, como do Inmetro.
“A oferta adequada dos conjuntos escolares contribui para oferecer melhores condições de ensino aos nossos estudantes e garantir um aprendizado muito melhor”, afirmou Bernardo.
Agora, todas as salas do colégio Rio Branco terão carteiras adequadas anatomicamente aos seus alunos do ensino médio. “O mobiliário é importante porque interfere na postura do aluno em sala de aula. Com as carteiras antigas os alunos sentavam de lado, não ficavam de frente para o professor. Além do desconforto, pode atrapalhar no rendimento do nosso aluno”, explicou a diretora Ana Cláudia Michelin.
A aluna Brenda Xavier, 16 anos, do 2º ano do ensino médio, também sentiu a diferença do novo mobiliário. “A cadeira baixa atrapalhava para fazer as atividades e provas. As novas são maiores, têm mais espaço”, disse.
Ela ainda lembrou sobre a importância dos cuidados com o patrimônio público, ao afirmar que é preciso conservar as carteiras para os próximos alunos. “Todos querem uma carteira nova, por isso temos que cuidar. Cada um tem que fazer a sua parte”, ressaltou a estudante.
Este ano também foram entregues dois mil novos conjuntos para escolas indígenas e itinerantes. Mas os modelos são menores, para atender os alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Nos últimos cinco anos foram substituídos 261.323 conjuntos escolares (mesas e cadeiras), com investimento de quase R$ 40 milhões.

GALERIA DE IMAGENS