Cohapar entrega 38 novas moradias em Janiópolis

São dois conjuntos habitacionais, de 16 e 22 unidades, que tiveram um total de investimento de R$ 747 mil
Publicação
02/04/2011 - 15:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entregou neste sábado (02) 38 novas moradias na cidade de Janiópolis, região Centro Oeste do Estado. Os conjuntos habitacionais, com 16 e 22 unidades, vão atender famílias que ganham até dois salários, e entre dois e cinco salários, respectivamente. O valor do investimento para as duas obras foi de R$ 747 mil.
O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, lembrou da importância da ajuda dos deputados, prefeitos e vereadores, além da dedicação dos funcionários, para realizar o sonho da casa própria das famílias paranaenses. “Se lutarmos juntos, não deixaremos as pessoas esperando por três ou quatro anos pela conclusão das casas”, afirmou. Segundo ele, o governo de Beto Richa será o marco de um novo tempo para a moradia popular no Paraná.
O prefeito da cidade, Jair Detofol, disse que foi uma luta até que as casas ficassem prontas, pois os contratos com as famílias foram assinados em 2007 e somente agora, com a nova diretoria, foi possível concluir as obras. “Acreditamos muito nessa gestão e já estamos providenciando novos terrenos para ampliar essa parceria”.
O deputado Cleiton Kielse destacou que as casaS estão em local privilegiado na cidade e oferecem condições dignas de vida: “É muito bom ver um conjunto com toda infraestrutura e asfalto, próximo ao centro da cidade e do posto de saúde. Tudo isso facilita a vida das famílias e faz com que tenham vontade de progredir”.
O deputado Douglas Fabrício participou da inauguração e disse que vai trabalhar para que a Cohapar alcance a meta de construir 25 mil casas ainda este ano. “Estou trabalhando junto aos prefeitos para conseguirmos áreas para que novas moradias sejam executadas. Vamos fazer com que a nossa região seja a mais beneficiada”, declarou.
O presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alessio, disse que todos os prefeitos estão animados: “Percebemos o comprometimento do governo com a habitação. Em 30 dias já é a terceira visita que o presidente da Cohapar faz a nossa região”.
REALIZAÇÃO – Alegria e realização eram os sentimentos predominantes entre as famílias contempladas com a casa própria. Pedro de Lara e a mulher, Maria Ferreira, contam que moram em uma casa muito precária, que sempre alaga quando chove. “A casa não tem reboco, quando chove temos que colocar plásticos em cima dos móveis, senão perdemos tudo. Não temos como explicar a nossa alegria hoje, é muita felicidade saber que não precisamos mais nos preocupar com a chuva”, disse Pedro.
Maria Padilha mora com os dois filhos em uma casa de dois cômodos e sem condições de uma vida digna. “Não tem espaço para nada, sem contar que os vidros estão quebrados, entra vento e mosquitos. Sempre sonhei com esse dia e nem acredito que chegou a hora de morar na minha casa”, disse.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de prefeitos da região, vereadores e secretários do município; o gerente regional da Sanepar, Edson Lima; o engenheiro da Seop Jorge Ricardi, além de lideranças comunitárias.

GALERIA DE IMAGENS