Cohapar e Ministério discutem adequação de projeto em antiga área de invasão

Visita ao bairro Guarituba, em Piraquara, avaliou andamento das obras, que contam com recursos do PAC
Publicação
25/02/2011 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O projeto técnico de urbanização do Guarituba, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, será adequado para tornar mais rápida a conclusão as obras. Nesta sexta-feira (25), o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, acompanhou a diretora de Projetos da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avessani, na vistoria da área.
O bairro, com 12 mil habitantes, recebe uma das maiores intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área de urbanização de favelas. Durante a visita foi discutida a readequação do projeto, para maior eficiência na conclusão das obras. O grupo acompanhou o trabalho da Cohapar nas áreas mais precárias.
Foram acertados detalhes para uma futura adequação do projeto. “Temos o objetivo de constituir parceria que encontre soluções, transparentes à população, para a finalização das obras em execução, no Guarituba”, afirmou Chaowiche. “Precisamos trabalhar em conjunto para atingir o maior número de famílias. Vivemos um momento em que o Estado volta a crescer e precisamos investir nas parcerias com o governo federal e municípios”.
DEFINIÇÕES – Maria do Carmo disse que falta resolver algumas pendências para que as obras passem a ter velocidade maior. “Vamos definir quais são as áreas que serão efetivamente atacadas e isso só será possível através do entendimento de todos”. Wagner Alves, representante do Ministério das Cidades, explicou que a maior parte do solo é de turfa, material orgânico instável e fofo. “Esta obra é uma das mais importantes pelo número de famílias atendidas. Temos ainda um grande trabalho pela frente.”
“A vistoria é o primeiro passo para pensarmos em novas soluções para conclusão das obras no Guarituba”, avaliou Elizabeth Alessi, gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal. O prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, afirmou que o projeto vai mudar a realidade do bairro. “A obra do Guarituba é a maior, em área de manancial, em andamento no País e a sua conclusão depende de todos”.
Também participaram da visita o assessor da Presidência da República, Júlio Marin Marin, e representantes da Caixa Econômica Federal no Paraná. Após a visita técnica, todos seguiram para a sede da Caixa Econômica Federal para discussão mais detalhada do projeto.
INTERVENÇÃO - A intervenção no Guarituba, que irá urbanizar a antiga ocupação irregular, beneficia os 12 mil moradores do bairro com obras de arruamento, paisagismo e infraestrutura. No bairro, estão em obras 803 casas. E quase 8 mil famílias receberão a posse de seus terrenos.
As novas casas terão rede de água, esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação e paisagismo. Elas têm 40 metros quadrados, são construídas em alvenaria e cobertas com telhas de cerâmica, azulejadas e com modelos arquitetônicos diversificados — casas geminadas, sobrados e casas individuais.

GALERIA DE IMAGENS