Cohapar assina convênios para construir 575 novas moradias em municípios do Médio Paranapanema

Os municípios de Arapongas, Alvorada do Sul, Cafeara, Guaraci, Pitangueiras e Sertanópolis assinaram convênios para a construção de 513 unidades habitacionais. Em Cambé serão construídas 62 moradias contratadas em 2007, mas nunca iniciadas
Publicação
01/10/2011 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche, assinou convênios nesta sexta-feira (30), para construir 575 unidades habitacionais nos municípios da região do Médio Paranapanema, no Norte do Paraná. Durante a reunião extraordinária da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema também foi assinada uma ordem de serviço para a cidade de Cambé, para construção de 62 unidades contratadas em 2007, mas que nunca foram iniciadas.
“Em oito meses de governo já temos mais de 100 projetos em licitação. Isso mostra a determinação do governador Beto Richa em transformar a realidade das famílias que ainda vivem em condições precárias. Habitação é prioridade”, destacou Chaowiche.
O presidente da Cohapar disse ainda que a união de esforços possibilitará atender 100 mil famílias em quatro anos de governo. “Quando começamos uma obra, instalamos uma indústria da construção civil, que movimenta toda a economia. E os novos moradores vão alimentar o comércio local, comprando moveis novos, roupas, porque a auto estima muda”, afirmou.
O secretário chefe da Casa Civil, Durval Amaral, representando o governador Beto Richa, destacou o espírito de conciliação do governador para oferecer os resultados que a sociedade paranaense espera. “Em pouco tempo já percebemos a mudança na Cohapar, com milhares de unidades em licitação e com a entrega de diversas obras que estavam paradas quando assumimos o governo”, disse Amaral.
De acordo com o secretário, não haverá discriminação com nenhum município nas obras da Cohapar, que terá todo o suporte necessário. “Quem quer construir casas tem o apoio do governo. Os desafios são lançados e superados todos os dias”, disse ele.
Claudemir Desto, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, disse que o governo Federal não vai desperdiçar a oportunidade de somar com o governo do Estado, pois o governador Beto Richa está oferecendo muitos benefícios, que vão baratear o custo das casas como a isenção do ICMS, e participação da Copel e Sanepar. “A parceria com a Cohapar está retomada e vamos ampliá-la ainda mais”, disse ele.
O prefeito de Cambé e presidente da Amepar, João Pavinato, ressaltou a importante parceria que os municípios têm com o governo do Estado. “Estamos vendo o esforço do governador para fazer do Paraná o Estado de todos os paranaenses. Isso nos anima, pois vemos os recursos sendo bem aplicados e as lideranças do interior tratadas com o devido respeito”.
CONTEMPLADOS - Os municípios de Arapongas, Alvorada do Sul, Cafeara, Guaraci, Pitangueiras e Sertanópolis assinaram convênios para a construção de 513 unidades habitacionais e a cidade de Cambé assinou ordem de serviço para início das obras de 62 moradias, que serão executadas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Os deputados estaduais Alexandre Curi e Waldir Pugliese participaram do encontro.

GALERIA DE IMAGENS