Cohapar anuncia 389 casas
para região do Vale do Ivaí

São 315 moradias rurais e 74 urbanas para 21 municípios
Publicação
30/09/2011 - 18:10
Editoria
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, assinou convênios para a construção de 389 casas (315 rurais e 74 urbanas) em municípios da região do Vale do Ivaí. As unidades fazem parte do programa Morar Bem Paraná Rural, que vai atender, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações.
As casas em área rural serão construídas nos seguintes municípios: Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cambira, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí.
Além das moradias rurais, foram anunciadas outras 74 moradias urbanas para as cidades de Arapongas e Ivaiporã.
“O governador Beto Richa dá a devida importância ao interior do Estado e vamos trabalhar para manter o homem no campo, com casas dignas e aumento da produtividade”, afirmou Chaowiche.
Claudemir Desto, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, disse que a Cohapar tem uma equipe técnica competente e capacidade de articular com outras instâncias para agregar valor às casas. “A Caixa aceita a parceria porque sabe o interesse da Cohapar, que busca o apoio da Sanepar e Copel para baratear as casas e promover mais agilidade na execução das obras”, afirmou.
Para o deputado estadual Alexandre Curi, os convênios assinados na região demonstram a efetividade da política habitacional do governo estadual: “As coisas estão saindo do papel e é assim que se governa, com os olhos voltados para as pessoas”.
“A Cohapar tem nos dado toda a sustentação necessária para assinarmos estes convênios. Sem a parceria com o governo não faríamos casas sozinhos”, disse o presidente da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e prefeito de Faxinal, Adilson José Silva Lino.
ESPERANÇA – Silvino de Oliveira – morador do Assentamento Dorcelina Folador, que está sendo beneficiado com 15 unidades habitacionais – disse que o anúncio da construção das casas foi surpreendente. “É uma surpresa boa ver que o governo está preocupado com os trabalhadores do campo”, afirmou.
O programa Morar Bem Paraná Rural é uma parceria entre a Cohapar, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e cooperativas de agricultores.
Os recursos – provenientes do governo federal por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O governo do Estado também pode entrar com subsidio para complementar a mão de obra.

GALERIA DE IMAGENS