Codapar intensifica recuperação de estradas e acessos no Litoral

Atualmente as obras estão concentradas na comunidade de Floresta, em Morretes
Publicação
08/04/2011 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Equipes de engenharia da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), iniciaram as obras de reconstrução e reestruturação de acessos e estradas da comunidade de Floresta, em Morretes, uma das mais atingidas pelo temporal que causou muitos prejuízos no Litoral paranaense no mês passado.
Até agora, a patrulha rural da Codapar vinha atuando no socorro emergencial na linha Santa Cruz, o que permitiu o restabelecimento do fornecimento de água no município de Paranaguá.
Na comunidade de Floresta, a ajuda foi definida como prioridade pela Defesa Civil do Estado para facilitar o acesso dos moradores daquele local que ainda precisam retirar pertences remanescentes da tragédia. Além disso, as obras são fundamentais para o caso de surgirem novas situações de emergência que exijam saída rápida dos moradores.
A comunidade de Floresta foi devastada, com total destruição de residências, estradas e das vias de acesso, pelas fortes chuvas e deslizamentos ocorridos no dias 11 e 12 do mês passado. Na ocasião, foi possível apenas a retirada da população do local por helicópteros do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
“A situação atual ainda é difícil, sobretudo na comunidade de Floresta, com rios fora dos leitos naturais e grandes prejuízos nas áreas de produção. As planícies estão cobertas por camadas de lama e o solo, totalmente comprometido para produção agrícola em curto prazo”, diz o diretor da Codapar, Jair Vendrusculo.
Para dar mais agilidade aos trabalhos no Litoral, a Codapar deslocou equipamentos do interior do Estado, reforçando a patrulha rural que já estava no Litoral desde que aconteceu o temporal.
A Codapar também ajudou no restabelecimento do fornecimento de água em Paranaguá. A equipe da companhia fez ainda um levantamento das necessidades emergenciais em outras localidades do Litoral, como as comunidades Capitu, Bom Jardim, Pitinga, Arrastão, Morro Alto e Fartura, todas com necessidades de intervenções imediatas.
Segundo Vendrusculo, a Defesa Civil e outras entidades do Governo do Estado continuam empenhadas em garantir um restabelecimento ordenado, ágil e seguro em todas as regiões do Litoral atingidas pela catástrofe.

GALERIA DE IMAGENS