Clínica Escola de Medicina
Veterinária da Unicentro
oferece castração

Castrar um cão ou gato ajuda na prevenção de doenças testiculares, tumores de mama, infecções de útero e diversas outras doenças. O procedimento tem custo, que depende do tamanho do animal, do sexo e da duração da cirurgia.
Publicação
24/07/2015 - 11:30

Confira o áudio desta notícia

Castrar um cão ou um gato vai muito além da questão da reprodução. É também uma questão de saúde. A castração ajuda na prevenção de doenças testiculares, tumores de mama, infecções de útero e diversas outras doenças. A Clínica Escola do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), oferece o procedimento.
“A campanha de castração é um projeto de extensão. O objetivo inicial era o atendimento dos animais de rua do canil municipal. Agora, nós não fazemos mais esse trabalho. Atualmente, a Clínica Escola faz a castração dos animais da Sociedade Protetora de Animais de Guarapuava e também dos trazidos por seus proprietários ”, explica a professora Liane Ziliotto, coordenadora da escola, que funciona desde 2008.
De acordo com ela, os procedimentos na Clínica Escola são feitos por professores ou residentes. Os acadêmicos do curso participam auxiliando nas cirurgias. “São os alunos da técnica cirúrgica que acompanham para aprender como são feitas as castrações. Eles auxiliam. Sempre é o professor ou o residente que faz os procedimentos”.
O custo da castração depende de vários fatores. Depende do tamanho do animal, do sexo e da duração da cirurgia. Antes do procedimento, o animal passa uma avaliação pré-operatória e é nesse momento que os custos são informados ao proprietário. “Todos os procedimentos cirúrgicos, incluindo as castrações, têm custo, que é variável. O valor só é passado ao proprietário depois do primeiro atendimento”.
Como a castração é um procedimento que não requer urgência, as cirurgias são marcadas de acordo com a disponibilidade da clínica, com preferência para casos mais graves. “As castrações são eletivas. Priorizamos os animais doentes, com fraturas, tumores, que passaram por algum traumatismo, atropelamento. Esses animais têm a nossa preferência de atendimento. A gente faz as castrações eletivas quando é possível encaixar na agenda”.
A Clínica Escola de Medicina Veterinária funciona no Campus Cedeteg, em Guarapuava. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. O atendimento para castração precisa ser agendado. Informações pelo telefone (42) 3629-8229.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS