A governadora em exercício Cida Borghetti afirmou nesta quinta-feira (24) que o Paraná desenvolveu um sistema fundamental para apoiar o empreendedorismo no Estado. Ao receber a nova diretoria da Fomento Paraná, destacou a importância da instituição no financiamento aos micro e pequenos empresários e também empreendedores individuais.
“A Fomento Paraná tem um papel estratégico para alavancar os empreendedores a melhorarem os seus negócios”, afirmou a governadora em exercício. “Estamos falando de um setor fundamental para a geração de empregos, em especial, nos pequenos e médios municípios do Estado”, disse.
Escolhida pelo Conselho de Administração, a nova direção da Fomento Paraná foi homologada pelo Banco Central neste mês e tem à frente o advogado Vilson Ribeiro de Andrade, com ampla vivência no sistema financeiro nacional. “Tenho certeza que a bagagem e a experiência do atual presidente e de toda a diretoria da instituição vão contribuir para que o Paraná continue crescendo de forma sustentável”, acrescentou.
Criada em 1997, a Fomento Paraná é uma instituição financeira de economia mista, com capital social majoritário do Governo do Estado. A entidade oferece linhas de crédito atrativas a pequenas e médias empresas e a micro e pequenos empreendedores. Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade, a instituição é também responsável por uma linha de financiamento que atende obras de infraestrutura dos 399 municípios do Estado.
APOIO – A Fomento contabiliza neste ano, no Paraná, R$ 29,4 milhões em operações de microcrédito. Desde 2011, a instituição financeira financiou R$ 214 milhões em operações desse tipo, beneficiando mais de 22 mil empreendedores de todas as regiões do Estado.
“A Fomento atende as pequenas e médias empresas, financiando valores baixos que normalmente os bancos de varejo ou estatais não atendem”, explicou o diretor-presidente da instituição, Vilson Ribeiro de Andrade. “O objetivo é fomentar o crédito para que as pessoas invistam nas cidades onde vivem, motivando e desenvolvendo as economias locais”, afirmou.
Ele também comentou sobre o apoio aos municípios. “Temos uma linha específica para o poder público que atende saneamento básico, asfalto, hospitais, creches, entre outros”, destacou.
Formam a diretoria executiva da Fomento Paraná Cláudio Massaru Shigueoka (administrativo e financeiro), Luiz Malucelli Neto (mercado), Samuel Ieger Suss (jurídico), Omar Sabbag Filho (operações setor público) e Clemenceau Merheb Calixto (operações setor privado).