A governadora Cida Borghetti anunciou nesta sexta-feira (6), em Cornélio Procópio, os estudos para a implantação no município do curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). O objetivo é descentralizar a demanda por médicos e ajudar a consolidar a região como polo de atendimentos de alta complexidade médica, hoje concentrada nos grandes centros urbanos.
“O curso será um novo fator de desenvolvimento da região, com efeitos positivos sobre o Norte Pioneiro e municípios próximos. Sei da importância de possibilitar este curso aos profissionais da área médica, professores e jovens que buscam na academia a formação na medicina”, disse
A governadora enfatizou que as tratativas para o processo de implantação serão aceleradas e, em aproximadamente 40 dias, deve receber o estudo de viabilidade. “É possível viabilizar o curso de Medicina para esta região, abrindo 40 novas vagas. Teremos um período para a tramitação junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, depois, devemos confirmar o anúncio do vestibular no início de 2019. Nosso objetivo é começar as aulas no segundo semestre do ano que vem”, disse Cida.
Após a aprovação do projeto nos conselhos da Uenp e da tramitação em todas as instâncias do Estado, o curso de graduação ofertará 40 vagas, em período integral, com uma carga horária de 7.503 horas.
A governadora também mencionou a urgência de aumentar o número de médicos por habitantes no Norte Pioneiro, que é inferior à média do Estado e do País. Segundo ela, é possível levar saúde de qualidade à população.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para cada 100 mil habitantes deve-se ter quatro profissionais médicos e hoje, aqui, estamos abaixo da média. Toda a parte técnica esta organizada e temos condições para mudar este cenário”, disse a governadora. “O Governo do Estado determinou e aportou R$ 8 milhões para os novos blocos, ampliação da biblioteca, cozinha e laboratórios da Unenp. Além disso, no próximo ano faremos a inauguração do Hospital Regional de Cornélio Procópio”.
O prefeito da cidade, Amin Hannouche, confirmou os recursos necessários para finalizar a obra do hospital em um ano. “A região se fortalece à medida que novas conquistas acontecem. Uma obra sonhada para melhorar a vida e a saúde das pessoas, e mais um dos requisitos cumpridos para a implantação do curso de medicina” disse.
DESCENTRALIZAÇÃO - O objetivo da proposta é descentralizar a demanda de formação de profissionais, já que a Uenp está localizada no Norte Pioneiro, área composta por 46 municípios e que concentra meio milhão de habitantes.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, o projeto dá sequência à política de investimento em formação no ensino superior.
“O ensino de graduação presencial está presente em 32 municípios, portanto, temos uma grande área de abrangência no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão. Com um novo curso de Medicina teríamos novos projetos relacionados à saúde e profissionais qualificados para uma área estratégica, trazendo melhoria na qualidade de vida dos paranaenses”, disse Sperandio.
Para a reitora da Uenp, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, a tramitação do processo é um sonho da comunidade acadêmica. “Entendemos que é o primeiro passo, mas estamos esperançosos. O curso trará um benefício muito grande para as 46 cidades da região. Isso significa mais saúde para a população que é carente. A saúde é o bem maior que podemos oferecer”, disse.
A instituição será a sexta universidade estadual a ofertar o curso de Medicina. Anualmente, são oferecidas 240 vagas para os cursos de medicina nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Estado (Unioeste). Em 2019, a Unicentro ofertará 40 vagas para o curso de Medicina.
UENP - A Universidade Estadual do Norte do Paraná foi criada em setembro de 2006 e possui câmpus nos municípios de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho, onde fica a sede da reitoria.
A universidade oferta 24 cursos de graduação, quatro cursos de mestrado e um de doutorado para cerca de 5 mil alunos. Na área da saúde, a universidade possui os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. A oferta destes cursos possibilita a prestação de vários serviços gratuitos à população.
POLO REGIONAL - O município de Cornélio Procópio é um polo regional no que diz respeito à saúde. Atualmente, sedia a 18ª Regional de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop). Juntos, esses órgãos atendem 21 municípios. A cidade conta também com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende 43 municípios.
RECURSOS - Ainda no evento, foram liberados R$ 485 mil para aquisição de equipamentos e veículos aos municípios de Cornélio Procópio, Santa Amélia e Sertaneja.
PRESENÇAS - Participaram do evento a vice-prefeita de Cornélio Procópio, Angélica Olchneski, o deputado federal Alex Canziani, os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Evandro Júnior; o presidente da Câmara de Vereadores de Cornélio Procópio, Helvécio Alves Badaró; os prefeitos de Santa Amélia, Jarbas Carnelossi, e de Sertaneja, Jamilson Donizete; o diretor-presidente da Copel Telecom, Adir Hannouche, demais autoridades e lideranças da região.
BOX
Mapa do Paraná é inaugurado em Cornélio Procópio
A governadora Cida Borghetti também inaugurou em Cornélio Procópio a Mapa do Paraná, uma estrutura em concreto feita em alto-relevo, localizada na Praça Brasil, e que reproduz as formações geológicas e geográficas do Estado em diferentes cores, delineando os três planaltos, a Serra do Mar e o Litoral. A obra foi executada com recursos repassados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano
De acordo com e a governadora, a estrutura vai despertar o interesse das novas gerações pela geografia e pelas belezas naturais do Estado, hoje pouco conhecidas por sua própria população. “Este mapa vai possibilitar conhecer a geografia do Paraná, suas riquezas e potências em todas as regiões. Uma maneira de despertar o interesse e trazer conhecimento para nossas crianças e jovens”, afirmou.
Com o uso de um celular ou tablete, na praça também será possível acessar, via QR Code, um vídeo educativo da geografia paranaense. O material foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação.
O Mapa foi concebido pelo artista plástico Miguel Roger - o mesmo que idealizou o mapa do Paraná, também em alto-relevo, esculpido no piso nos fundos do Palácio Iguaçu, em Curitiba
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, ressaltou os aspectos didáticos e educativos do mapa inaugurado em Cornélio Procópio. “Quanto mais nossas crianças e a população conhecerem o nosso Paraná de várias formas possíveis, entre elas a nossa geografia, mais a gente vai gostar deste estado em que vivemos. Dentro desta ótica começamos a desenvolver o projeto com a Copel Telecom”, disse.
Segundo o secretário, o Mapa do Paraná em Cornélio Procópio é o primeiro de uma série de projetos que serão replicados em todo o Estado. “Este é um programa específico do Governo ao qual os prefeitos poderão aderir. A ideia é que o mapa seja disponibilizado também em outras cidades do Paraná”.