A governadora Cida Borghetti anunciou oficialmente nesta terça-feira (07) a jornalista Ilana Lerner como diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer. O nome foi apresentado e aprovado pelo Conselho Superior do Museu, e anunciado durante um encontro com representantes da classe artística do Estado no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Ilana Lerner afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sido feito no MON, para que o espaço continue sendo um dos lugares mais queridos da cidade.
“O Museu já é muito forte e consolidado. O nosso objetivo é continuar trazendo exposições interessantes e investir bastante na parte educacional. Queremos que o MON seja um espaço cada vez mais acessível, que emocione e inspire as pessoas” disse a nova diretora.
Para a governadora Cida Borghetti, o Museu é um importante espaço de arte e cultura do Paraná que está presente na vida dos curitibanos. “Esse espaço passa a contar com toda a determinação e visão de mundo da Ilana, que estará à frente do MON idealizado pelo seu pai”, disse Cida, que aproveitou para reforçar a importância do diálogo do Governo com a classe artística.
“Queremos interagir e ampliar o diálogo com os profissionais para fomentar ações importantes na área da cultura. Cultura é educação e faz parte da história de todos nós”, afirmou a governadora.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, afirmou que o nome de Ilana Lerner é uma indicação que está à altura da grandeza do MON. “A indicação da governadora Cida Borghetti foi muito bem recebida pelo Conselho Superior do MON, que aprovou com segurança. A Ilana assume com a responsabilidade de fazer o museu se tornar cada vez mais um polo de cultura”, diz Fiani.
SOBRE A DIRETORA - Ilana Lerner é filha do ex-governador Jaime Lerner e de Fani Lerner, é jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná e, desde 2009, ocupa o cargo de diretora do Instituto Jaime Lerner. Foi coordenadora de comunicação por três edições do Festival de Teatro de Curitiba e dos Jogos Mundiais da Natureza (1997), além de ter executado trabalhos em agências de notícias, jornais e revistas.
MON - O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 pelo então governador Jaime Lerner. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MON se tornou um cartão-postal do Paraná e um dos mais importantes museus brasileiros.
Ao longo dos anos já abrigou mais de 300 mostras nacionais e internacionais. Com suas 12 salas expositivas, recebe em média 20 exposições por ano. O museu recebeu vários prêmios e reconhecimento internacional. Desde 2011, o público vem aumentando. No ano passado foi registrado recorde de visitação, com cerca de 360 mil visitantes.
PRESENÇAS – Participaram do encontro no Palácio Iguaçu os secretários de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; e da Cultura, João Luiz Fiani, além de representantes da classe artística do Paraná.