Cida Borghetti
inaugura UPA
de Cianorte

São quase dois mil metros quadrados com capacidade para atender 300 pacientes por dia e que deve beneficiar 10 municípios e 150 mil habitantes da região
Publicação
02/07/2016 - 18:52

Confira o áudio desta notícia

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, participou, na última sexta-feira, 1, da inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cianorte, no noroeste do Estado. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros.
A estrutura foi construída com investimentos de R$ 4,5 milhões, parceria entre o Governo Federal e o município. São quase dois mil metros quadrados com capacidade para atender 300 pacientes por dia e que deve beneficiar 10 municípios e 150 mil habitantes da região.
Segundo a vice-governadora, a UPA oferecerá atendimento adequado e de alta qualidade. "A população precisa desta obra que terá o apoio necessário do Governo do Estado para o seu bom funcionamento", afirmou.
Cida Borghetti reforçou que nos últimos cinco anos, o Governo do Paraná investiu mais de R$ 11,5 bilhões em saúde. "Criamos uma grande rede de atenção por meio de parcerias com prefeituras, consórcios de saúde, universidades, hospitais e prestadores para assegurar um atendimento de qualidade em todos os níveis".
O ministro da Saúde classificou a UPA de Cianorte como exemplar na aplicação de recursos públicos. "Uma UPA acima do padrão, dando cobertura de alta qualidade. É isso que nós queremos ver repetido em todo o Brasil, exemplo de boa aplicação do recurso público", destacou.
O prefeito de Cianorte, Claudemir Bogiorno, afirmou que a UPA deve iniciar o atendimento em cerca de 30 dias, logo após o treinamento dos funcionários e instalação dos últimos equipamentos. "A unidade vai atender o SAMU e desafogar os hospitais da região. Uma estrutura que garantirá mais tranquilidade e qualidade de vida para a população", disse.
A UPA possui salas para microcirurgias, isolamento, ultrassom, raios-X, eletrocardiografia, laboratório para exames, farmácia, leitos pediátricos e adultos, acomodações, refeitórios, entre outros.
Também participaram do evento, o deputado federal, Zeca Dirceu, o deputado estadual, Jonas Guimarães e lideranças locais e regionais.
UPA - O Paraná tem hoje 35 UPAs em funcionamento. As unidades são intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Estão equipadas para socorrer pessoas com problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e outras ocorrências de média complexidade. O paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas. Se necessário, a pessoa é encaminhada a um hospital de referência.
GUARAPUAVA E CORNÉLIO PROCÓPIO - A vice-governadora e o ministro da Saúde também estiveram em Cornélio Procópio e Guarapuava para reuniões com prefeitos, secretários municipais e visitas a hospitais e unidades de saúde.
Cida aproveitou para apresentar bons exemplos de trabalhos realizados no Paraná na área no Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica e Casa de Saúde Dr. João Lima, em Cornélio Procópio e no dos hospitais São Vicente e Santa Tereza, de Guarapuava.
Neste sábado (02), as visitas serão em cidade de Cascavel no Consórcio Intermunicipal SAMU do Oeste/PR (Consamu) e no Hospital do Câncer - UOPECCAN.