Centro de Socioeducação de Maringá participa de conferência sobre direitos da criança e do adolescente

Publicação
28/10/2011 - 18:03
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Centro de Socioeducação (Cense) de Maringá, vinculado à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, participou da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contou com a participação de quatro internos do Cense, que atuaram como delegados e representantes de outros adolescentes. O tema do encontro foi “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos e de Crianças e Adolescentes no Estado do Paraná”.
A conferência analisou, definiu e deliberou as diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com vistas ao acompanhamento e efetivação do Plano Decenal. O evento pretendeu também promover e qualificar a efetiva participação da população de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas, universalizar o acesso aos direitos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais e traduzir-se em políticas permanentes extensivas para todas as crianças e adolescentes.
“O evento foi importante para despertar o protagonismo juvenil nos jovens, além de possibilitar a articulação de políticas públicas com a rede socioassistencial de Maringá”, diz o diretor do Cense Maringá, Ricardo Peres.
As propostas deliberadas durante a Conferência Municipal de Maringá serão novamente analisadas na etapa regional, que acontece entre 27 de fevereiro e 23 de março de 2012. Durante a etapa regional, serão 23 conferências em todo o estado.
REDAÇÃO PREMIADA – Neste mês de outubro, um adolescente que cumpre medida socioeducativa no Cense Maringá foi classificado no VII Concurso de Redação “Cidadania Fiscal”. Promovido pela Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Receita Estadual, Universidade Estadual de Maringá e Núcleo Regional de Educação, entre outras instituições, o concurso tem o objetivo de proporcionar estudo e reflexão sobre os gastos públicos, a cobrança de impostos, os incentivos fiscais, a pirataria e outros subtemas junto a alunos, pais e a comunidade em geral.
Na categoria EJA (Ensino de Jovens e Adultos), Ensino Fundamental, um aluno do Cense, foi classificado em 4º lugar, com a redação “Pirataria: o combustível que alimenta o crime”. Ele é aluno da APED Especial(Ação Pedagógica Descentralizada) do Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para jovens e Adultos) Prof. Manoel Rodrigues da Silva, que funciona no Cense-Maringá. O texto foi produzido durante as aulas de Português, após a discussão do tema, sob a orientação da professora Maria do Carmo.