Centro de Convenções de Curitiba será espaço de cultura e educação

A governadora Cida Borghetti assinou nesta quarta-feira (4) a cessão do prédio para as secretarias de Estado da Cultura e da Ciência e Tecnologia, que vão administrar em parceira o local que receberá o nome de Espaço da Liberdade.
Publicação
04/07/2018 - 20:28
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O antigo Centro de Convenções de Curitiba, localizado na Rua Barão do Rio Branco, vai se tornar um espaço de educação e cultura. A governadora  Cida Borghetti assinou nesta quarta-feira (4) a cessão do prédio para as secretarias de Estado da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O imóvel integrava o patrimônio do Estado desde 2016, quando o então Centro de Convenções foi desativado.

Com a cessão e a administração em parceria entre as duas secretarias, o local será transformado no Espaço da Liberdade, onde funcionará o teatro Mario Schoemberger, a nova sede do Campus I da Universidade do Paraná (Unespar) – antiga Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) – e o curso de Cinema da Faculdades de Artes do Paraná (FAP).   

“O Espaço da Liberdade será um espaço para atividades de cultura, ensino e pesquisa que vai promover a integração das atividades das secretarias estaduais e possibilitar avanços em ambas as áreas”, afirmou a governadora. “O estado que preserva a cultura, a história e memórias é um Estado preocupado com o futuro”, acrescentou.

ESTRUTURA - A Secretaria da Cultura será a responsável pela gestão do teatro e a da Ciência e Tecnologia pelo espaço que futuramente abrigará o Campos I da Unespar.

O secretário de Cultura, João Luiz Fiani, ressaltou que a proposta é fazer do prédio um centro de atividades educacionais e culturais. “O teatro passará por uma fase de implantação de equipamentos porque é um espaço muito grande e precisa de cuidados especiais, mas logo será aberto com muitas novidades”, disse.

De acordo com Fiani, o Museu da Imagem e do Som também utilizará a estrutura para algumas exposições. “Hoje o Centro de Convenções retorna à classe artística e é uma grande conquista para todos”, disse.

O secretário de  Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, destacou os benefícios do novo local para o Campus 1 da Unespar, hoje é dividido em três prédios em pontos distintos de Curitiba. “Será possível reunir toda a comunidade acadêmica num só espaço que terá as condições necessárias de infraestrutura”, disse.

Ele destacou que, como os prédios atuais são alugados, o novo espaço vai representar também economia à universidade. “Esta economia será investida na manutenção e no custeio do Espaço da Liberdade”, disse

Além da cessão do imóvel, as secretarias de Estado firmaram um termo de parceria. A partir da oficialização, os dois órgãos passam a trabalhar em conjunto para executar o projeto e os reparos necessários para a reativação do local.

O imóvel localizado no Centro de Curitiba tem área total de mais 8 mil metros quadrados, divididos em auditórios e salas. No auditório maior, com capacidade para 1,5 mil pessoas, funcionará o Teatro Mario Schoemberg, em homenagem ao ator paranaense morto em 2008. O espaço vai receber apresentações de teatro, dança, música e outras atividades culturais. Com isso, os corpos artísticos da Secretaria da Cultura também terão um local próprio para apresentações.

HISTÓRIA - O local que vai abrigar o novo Espaço da Liberdade tem importância histórica para o Paraná. Em 1963, foi inaugurado ali o Cine Vitória, um dos mais tradicionais da cidade. Era um cinema bastante refinado, com 1,8 mil lugares e diferenciado para a época, com hall amplo e estátuas de bronze na entrada. Foi frequentado por autoridades e figuras importantes do meio artístico. 

Em 1987, o prédio foi comprado pelo Governo do Estado e transformado no Centro de Convenções de Curitiba, que funcionou no endereço até 2016, quando a sociedade de economia mista que administrava o local foi diluída, voltando o prédio a integrar o patrimônio do Governo.

Com a criação do Espaço da Liberdade, o antigo prédio de arquitetura moderna volta às origens, tornando-se novamente um centro de cultura e artes. 

O novo nome, Espaço Liberdade, além de todos os significados da palavra, ainda faz referência ao vizinho Palácio da Liberdade, que já foi sede do Governo do Paraná e hoje abriga o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).

PRESENÇAS - Também participaram do evento os secretários de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, e da Administração e Previdência, Fernando Ghignone.

GALERIA DE IMAGENS