Centro da Juventude na Lapa
será entregue até o fim do ano

Espaço vai oferecer atividades de formação e inserção social para jovens de cinco bairros do município da Região Metropolitana
Publicação
09/09/2011 - 09:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O município da Lapa receberá uma unidade do Centro da Juventude ainda neste ano. Construído pelo Governo do Paraná, o espaço recebeu investimento de R$ 2,5 milhões – recursos do Tesouro do Estado, proveniente do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). “Os Centros da Juventude são lugares para o exercício da cidadania e da convivência, onde o jovem pode buscar formação e inserção social”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar, Fernanda Richa.
Em fase de conclusão, a obra será finalizada, equipada e entregue ao município até dezembro e oferecerá atividades a partir de 2012. O Centro será um espaço de referência acessível, aberto e democrático, que possibilitará aos adolescentes produzir e acessar bens culturais e artísticos e participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes.
O local escolhido para o Centro da Juventude da Lapa fica no bairro Cohapar, também conhecido como Ronda. O objetivo é atender, preferencialmente, os alunos da rede pública de ensino dos Bairros Jardim Montreal, Jardim Esplanada, São Lucas e Nossa Senhora Aparecida. “Os resultados esperados são a diminuição da violência, criminalidade e evasão escolar, além do fortalecimento de vínculo com as famílias e a preparação para o mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de proteção social básica da secretaria, Letícia Reis.
Construído e equipado pelo governo do Paraná, o centro será gerido e mantido pela prefeitura, que também disponibilizará profissionais para as atividades. “Há uma grande expectativa na comunidade. As pessoas estão curiosas”, diz o secretário do planejamento municipal da Lapa, Juciel dos Santos. Segundo ele, o município vai construir um campo de futebol de grama anexo ao centro, otimizando a estrutura ofertada pelo Estado e ampliando o leque das atividades do espaço.
PESQUISA – Para identificar as reais necessidades sociais da juventude – e o caminho para resolvê-las da maneira adequada –, o Ipardes realizou uma pesquisa com mais de mil jovens e 90 instituições sociais que atuam na área da infância e juventude, nos 29 municípios do Estado escolhidos para receber as unidades do centro.
O projeto arquitetônico dos centros foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que também levou em consideração a vontade dos jovens. Cada unidade conta com um bloco para atividades educativas (com laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório e salas multiuso) e outro para atividades esportivas (com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo). Algumas unidades também terão piscinas.

GALERIA DE IMAGENS