A Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) participou do Mutirão da Cidadania, no Bairro Novo, em Curitiba, com o Curso Básico de Smartphone. A capacitação gratuita destinada às pessoas com idade superior a 60 anos teve duração de três dias, de quarta-feira (09) a esta sexta-feira (11), com duração de nove horas/aula, com turmas distribuídas no período manhã e da tarde.
A cozinheira aposentada Neuza de Souza, 69 anos, disse que o curso foi importante ao lembrar que só sabia fazer e receber ligação. “As outras coisas nem pensar”, disse. “Vou continuar praticando para melhor gravar o que aprendi”, acrescentou. Neuza criou pelo smartphohe sua conta no Facebook, a exemplo do seu marido, o verdureiro aposentado Jorge Carraro, 67 anos.
Outra aluna que também criou sua conta no Facebook foi a metalúrgica aposentada Roseli Teixeira, 60 anos. “Vim pra cá achando que seria algo chato. Mas saio daqui muito feliz porque aprendi tantas coisas. Os instrutores são competentes”, disse ela.
CELEPAR CIDADÃ - A capacitação integra o conceito de Celepar cidadã, de empresa presente no dia a dia da população, por meio da disseminação de conhecimentos sobre tecnologia. “Este curso quebra barreiras de comunicação e de interação social, ao mesmo tempo em que ajuda a resgatar a autoestima dos participantes”, disse o presidente Jacson Carvalho Leite.
A instrutoria do curso esteve a cargo da técnica de informática da Celepar, Dircélia Maria Alessi, que acompanha com satisfação a evolução de cada participante. “A maioria dos alunos chega com medo de mexer no aparelho celular, receio que gradativamente vai sendo eliminado, e eles saem daqui mais seguros, ao mesmo tempo em que nos deixam sorrisos de muito obrigado”, disse ela.
A próxima edição do Curso Básico de Smartphone está programada para ocorrer na Celepar nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3200-6000 ou pelo e-mail celepar@celepar.pr.gov.br.
SUPORTE TÉCNICO – No Mutirão da Cidadania, a Celepar respondeu também pela instalação, configuração e suporte técnico dos equipamentos de informática do Governo do Estado, bem como pela instalação de antenas de Wi-Fi e suporte dos links de internet. Coube ainda à empresa o desenvolvimento do layout com os estandes dos participantes do evento.