Celepar promove curso
de informática para
deficientes visuais

Companhia pretende criar novas turmas e levar treinamento para o interior do Estado, por meio dos Telecentros
Publicação
09/08/2011 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Durante duas semanas, sete alunos participaram de um projeto piloto na área de capacitação do deficiente visual, promovido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Eles receberam um treinamento de 40 horas/aula sobre editores e leitores de textos, planilhas de cálculo, internet e redes sociais, entre outros temas.
As aulas foram ministradas por Ricardo José de Lima, instrutor de informática e consultor de tecnologias assistivas da Secretaria da Educação. Cego desde os 11 anos, ele afirma que, além do conhecimento em informática, o curso proporcionou ao alunos a troca de experiências e a integração social.
Ao fazer a entrega dos certificados aos participantes, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, enfatizou a importância de se disseminar o uso das soluções de tecnologia da informação na sociedade, com foco na inclusão social e profissional da pessoa com deficiência. Segundo o presidente, a proposta da empresa é criar novas turmas e, num futuro próximo, levar este tipo de treinamento especializado ao interior do Estado, por meio dos Telecentros.
INTERAÇÃO – Aluna do curso e assistente administrativa na Companhia Paranaense de Energia (Copel), Géssica Pereira reafirmou a importância da interação social durante as duas semanas de aulas. “A troca de conhecimento entre os colegas foi um dos principais benefícios que este projeto me proporcionou”, disse.
Outro diferencial do curso, segundo Géssica, foi a utilização do Orca, um software que funciona no sistema operacional Linux e lê o que aparece na tela do computador. Para ela, a ferramenta proporciona independência ao usuário, pois está disponível para download gratuito na internet.

GALERIA DE IMAGENS