Celepar participa em Foz do Iguaçu da Latinoware 2011

Este ano, o evento conta com mais de quatro mil participantes, entre usuários, pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica de 10 países
Publicação
19/10/2011 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (19), em Foz do Iguaçu, a VIII Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2011), com a proposta de difundir e incentivar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia livre nos países da América Latina. Este ano, o evento conta com mais de quatro mil participantes, entre usuários, pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica de 10 países.
A Companhia de Informática do Paraná (Celepar), ao lado da Itaipu Binacional e de outros parceiros, responde pela organização da Conferência que está distribuída em mais de 160 atividades entre palestras, painéis, encontros, minicursos e até uma olimpíada de robótica.
Ao participar da cerimônia de abertura no Parque Tecnológico Itaipu, o presidente Jacson Carvalho Leite defendeu a difusão da tecnologia da informação e comunicação em soluções que permitam a contínua melhoria dos serviços públicos, “para que o Estado possa atender plenamente as expectativas e as demandas crescentes da população”.
Enquanto instituição indutora dos processos de inteligência da administração estadual, a Celepar, segundo o presidente, espera e pretende contribuir para que os resultados desta Conferência estejam voltados ao cidadão, “que tem a expectativa de que a tecnologia gere uma sociedade mais justa e mais digna para se viver e ser feliz”. Leite lembrou ainda que a empresa, além de manter e evoluir a plataforma atual, adotou um novo framework em software livre para desenvolvimento rápido de sistemas.
Anfitrião, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, destacou a participação da Celepar como uma das empresas organizadores do Latinoware, “evento que promove uma verdadeira integração cultural, econômica e tecnológica latino-americana”. A solenidade de abertura contou ainda com a participação de representantes do Ministério do Planejamento, do Serpro e da Assembleia Legislativa do Paraná, através do deputado Pastor Edson Pratczyk.
ESTANDE – Até esta sexta-feira (21), último dia do evento, no estande da Celepar o público poderá conhecer mais detalhadamente soluções desenvolvidas para o governo do Estado em programas de código aberto, como o Expresso, a Delegacia Eletrônica e os sistemas da Ouvidoria, da Saúde, entre outros. Além disso, a programação da Latinoware foi composta por cinco palestras da Celepar. A desta quarta-feira (19), por exemplo, foi sobre o Expresso, solução que atende cerca de 150 mil usuários no governo do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS