O maior projeto de modernização tecnológica da história de 50 anos da Celepar foi implantado nesta gestão. A companhia construiu um datacenter (sala-cofre segura que contém equipamentos de processamento, armazenamento e de comunicação de dados) que responde pelo atendimento à demanda crescente da administração estadual por soluções de tecnologia da informação e comunicação.
O ambiente, inaugurado no ano passado pelo governador Beto Richa, conta com 270 m2, incluindo uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital. Nele, estão alojadas informações dos mais de 900 sistemas que rodam na empresa, contendo informações de todas as áreas da administração pública estadual, como, por exemplo, os da cédula de identidade e da carteira nacional de habilitação, documentos emitidos no Paraná.
A solução contratada representa o que há de mais moderno em termos de tecnologia e garantirá para a Celepar e aos órgãos do Governo do Estado a possibilidade de implantação e manutenção de uma grande variedade de serviços e aplicações, com alto grau de desempenho, disponibilidade e segurança.
A construção do datacenter só foi possível, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, mediante a retomada da evolução da plataforma tecnológica da companhia, tanto na área de processamento como de armazenamento de informações, gerando, desta maneira, condições para que a empresa esteja devidamente preparada para enfrentar os desafios dos próximos anos. Leite lembrou que a sala-cofre, a mais moderna da área pública no país, foi testada de acordo com os requisitos contidos no procedimento de certificação de organismos nacionais e internacionais.
INTELIGÊNCIA - A Celepar nesta gestão atuou de forma efetiva na implantação de soluções de inteligência ao Governo do Estado, desenvolvendo os chamados cases de business intelligence (BIs), cujo número supera a casa de 300. Um dos exemplos é o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná (SAPM), voltado para monitoramento e avaliação das ações governamentais.
Esta solução integra informações de outros sistemas, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Sistema de Acompanhamento da Gestão Governamental (G-GOV) e o Sistema Integrado de Gestão, Avaliação e Monitoramento Estadual (Sigame).
O SAPM tem por objetivo reunir em uma única base dados estratégicos para auxiliar o processo de planejamento e tomada de decisão dos gestores públicos estaduais, ao mesmo tempo em que analisa as ações realizadas e em andamento, com base no plano de governo da gestão Beto Richa.
De acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, com esta ferramenta é possível acompanhar os resultados da gestão, permitindo a tomada segura de decisões. “Esta é uma solução inovadora no Brasil, onde, mais uma vez, o Paraná dá mostras de seu pioneirismo na área de inteligência de gestão”.
O Gabinete de Gestão e Informações (GGI) é outro exemplo de uso de soluções de inteligência. A sala informatizada localizada no Palácio Iguaçu permite à equipe de governo acompanhar em tempo real o desenvolvimento das ações executadas e em andamento no âmbito da administração estadual.
A Celepar criou também a rede executiva para a gestão de governo, ferramenta pela qual os gestores das secretarias de Estado têm acesso a informações estratégicas, facilitando o processo de decisão.
Vale destacar ainda a conquista pela Celepar do certificado nível G do Programa de Melhoria do Processo do Software Brasileiro (PMS.BR) adequando a companhia às melhores práticas do mercado nacional e internacional em desenvolvimento de software.
De forma inédita no país, a Celepar criou o painel de números, plataforma que registra uma média diária de dois milhões de serviços públicos prestados aos cidadãos paranaenses pelo Governo do Estado nas diversas áreas de atuação. Este trabalho tem por base os mais de 900 sistemas que rodam na companhia.
INTERNET - Pelo portal de mobilidade, dentro do conceito de governo eletrônico, são ofertados cerca de 200 serviços à população, acessados em plataformas Android e Apple. Entre alguns sistemas desenvolvidos nesta gestão pela Celepar, que atendem o cidadão pela internet, estão, na área de segurança pública, a Delegacia Eletrônica, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), o recém-lançado Prevfogo, para agilizar a emissão de alvarás pelo Corpo de Bombeiros, além do registro de pessoas desaparecidas e a consulta pelos agentes de segurança de pessoas e veículos através de dispositivos móveis.
O Detran Fácil é outro exemplo de modernidade de gestão, que facilita o acesso da população aos serviços públicos daquele órgão por meio do computador e plataformas móveis. Outra solução é o sistema de gestão ambiental, módulo licenciamento, que permite emitir licenças industriais online.
CELEPAR CIDADÃ - Uma população de cerca de duas mil pessoas com idade superior a 60 anos foi atendida por meio de cursos gratuitos de acesso à internet e redes sociais organizados em Curitiba e em 20 cidades do interior do Paraná, pelo programa de inclusão social da pessoa idosa coordenado pela companhia, somente em 2014.
Em parceria com os municípios, são realizados cursos de 12 horas/aula, nos quais os alunos aprendem noções básicas do computador, com ênfase na navegação pelo universo virtual. Cada participante cria seu endereço eletrônico e seu perfil nas redes sociais.
A empresa responde pela instrutoria, pelo material didático e pela certificação, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pela definição do laboratório de informática, bem como pela indicação de monitores que, na continuidade, serão multiplicadores do projeto junto à comunidade local.
LOJA DA CELEPAR - O Paraná é o primeiro estado a ofertar, por meio de sua empresa estadual de TIC, ferramentas aos municípios através de uma loja virtual. A Loja da Celepar, nesta primeira fase, oferece 19 produtos em diversas áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão.
São eles: portal de transparência, pesquisa online, informações municipais, plano plurianual, manutenção de veículos, ouvidoria, agenda e relacionamento, gestão documental, expresso, ensino a distância, gestor de sites, prefeituras 156, infração de trânsito, informações estratégicas, rede social, sms, gestão hospitalar, datacenter e rede399.
Atualmente, cerca de 70 prefeituras paranaenses já utilizam soluções desenvolvidas pela Celepar, principalmente os sistemas de gestão de trânsito, ouvidoria, plano plurianual e manutenção de veículos. Com a entrada em operação da loja virtual, a expectativa da companhia é ampliar este número para mais de 100 municípios atendidos já no início de 2015.
Para conhecer a loja virtual, as equipes de tecnologia da informação e comunicação das prefeituras, além dos demais interessados, devem acessar www.lojadacelepar.pr.gov.br, endereço eletrônico que contém os produtos ofertados, com destaque ao objetivo, funcionalidades e vantagens, além dos passos para o atendimento da solicitação pela área de mercado da Celepar.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
O ambiente, inaugurado no ano passado pelo governador Beto Richa, conta com 270 m2, incluindo uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital. Nele, estão alojadas informações dos mais de 900 sistemas que rodam na empresa, contendo informações de todas as áreas da administração pública estadual, como, por exemplo, os da cédula de identidade e da carteira nacional de habilitação, documentos emitidos no Paraná.
A solução contratada representa o que há de mais moderno em termos de tecnologia e garantirá para a Celepar e aos órgãos do Governo do Estado a possibilidade de implantação e manutenção de uma grande variedade de serviços e aplicações, com alto grau de desempenho, disponibilidade e segurança.
A construção do datacenter só foi possível, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, mediante a retomada da evolução da plataforma tecnológica da companhia, tanto na área de processamento como de armazenamento de informações, gerando, desta maneira, condições para que a empresa esteja devidamente preparada para enfrentar os desafios dos próximos anos. Leite lembrou que a sala-cofre, a mais moderna da área pública no país, foi testada de acordo com os requisitos contidos no procedimento de certificação de organismos nacionais e internacionais.
INTELIGÊNCIA - A Celepar nesta gestão atuou de forma efetiva na implantação de soluções de inteligência ao Governo do Estado, desenvolvendo os chamados cases de business intelligence (BIs), cujo número supera a casa de 300. Um dos exemplos é o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná (SAPM), voltado para monitoramento e avaliação das ações governamentais.
Esta solução integra informações de outros sistemas, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Sistema de Acompanhamento da Gestão Governamental (G-GOV) e o Sistema Integrado de Gestão, Avaliação e Monitoramento Estadual (Sigame).
O SAPM tem por objetivo reunir em uma única base dados estratégicos para auxiliar o processo de planejamento e tomada de decisão dos gestores públicos estaduais, ao mesmo tempo em que analisa as ações realizadas e em andamento, com base no plano de governo da gestão Beto Richa.
De acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, com esta ferramenta é possível acompanhar os resultados da gestão, permitindo a tomada segura de decisões. “Esta é uma solução inovadora no Brasil, onde, mais uma vez, o Paraná dá mostras de seu pioneirismo na área de inteligência de gestão”.
O Gabinete de Gestão e Informações (GGI) é outro exemplo de uso de soluções de inteligência. A sala informatizada localizada no Palácio Iguaçu permite à equipe de governo acompanhar em tempo real o desenvolvimento das ações executadas e em andamento no âmbito da administração estadual.
A Celepar criou também a rede executiva para a gestão de governo, ferramenta pela qual os gestores das secretarias de Estado têm acesso a informações estratégicas, facilitando o processo de decisão.
Vale destacar ainda a conquista pela Celepar do certificado nível G do Programa de Melhoria do Processo do Software Brasileiro (PMS.BR) adequando a companhia às melhores práticas do mercado nacional e internacional em desenvolvimento de software.
De forma inédita no país, a Celepar criou o painel de números, plataforma que registra uma média diária de dois milhões de serviços públicos prestados aos cidadãos paranaenses pelo Governo do Estado nas diversas áreas de atuação. Este trabalho tem por base os mais de 900 sistemas que rodam na companhia.
INTERNET - Pelo portal de mobilidade, dentro do conceito de governo eletrônico, são ofertados cerca de 200 serviços à população, acessados em plataformas Android e Apple. Entre alguns sistemas desenvolvidos nesta gestão pela Celepar, que atendem o cidadão pela internet, estão, na área de segurança pública, a Delegacia Eletrônica, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), o recém-lançado Prevfogo, para agilizar a emissão de alvarás pelo Corpo de Bombeiros, além do registro de pessoas desaparecidas e a consulta pelos agentes de segurança de pessoas e veículos através de dispositivos móveis.
O Detran Fácil é outro exemplo de modernidade de gestão, que facilita o acesso da população aos serviços públicos daquele órgão por meio do computador e plataformas móveis. Outra solução é o sistema de gestão ambiental, módulo licenciamento, que permite emitir licenças industriais online.
CELEPAR CIDADÃ - Uma população de cerca de duas mil pessoas com idade superior a 60 anos foi atendida por meio de cursos gratuitos de acesso à internet e redes sociais organizados em Curitiba e em 20 cidades do interior do Paraná, pelo programa de inclusão social da pessoa idosa coordenado pela companhia, somente em 2014.
Em parceria com os municípios, são realizados cursos de 12 horas/aula, nos quais os alunos aprendem noções básicas do computador, com ênfase na navegação pelo universo virtual. Cada participante cria seu endereço eletrônico e seu perfil nas redes sociais.
A empresa responde pela instrutoria, pelo material didático e pela certificação, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pela definição do laboratório de informática, bem como pela indicação de monitores que, na continuidade, serão multiplicadores do projeto junto à comunidade local.
LOJA DA CELEPAR - O Paraná é o primeiro estado a ofertar, por meio de sua empresa estadual de TIC, ferramentas aos municípios através de uma loja virtual. A Loja da Celepar, nesta primeira fase, oferece 19 produtos em diversas áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão.
São eles: portal de transparência, pesquisa online, informações municipais, plano plurianual, manutenção de veículos, ouvidoria, agenda e relacionamento, gestão documental, expresso, ensino a distância, gestor de sites, prefeituras 156, infração de trânsito, informações estratégicas, rede social, sms, gestão hospitalar, datacenter e rede399.
Atualmente, cerca de 70 prefeituras paranaenses já utilizam soluções desenvolvidas pela Celepar, principalmente os sistemas de gestão de trânsito, ouvidoria, plano plurianual e manutenção de veículos. Com a entrada em operação da loja virtual, a expectativa da companhia é ampliar este número para mais de 100 municípios atendidos já no início de 2015.
Para conhecer a loja virtual, as equipes de tecnologia da informação e comunicação das prefeituras, além dos demais interessados, devem acessar www.lojadacelepar.pr.gov.br, endereço eletrônico que contém os produtos ofertados, com destaque ao objetivo, funcionalidades e vantagens, além dos passos para o atendimento da solicitação pela área de mercado da Celepar.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br