Celepar investe em modernização e
oferta mais de 200 serviços à população

Novo data Center, centro integrado de informações e linhas de sistemas para a prefeituras são avanços que marcam o cinquentenário da companhia.
Publicação
25/11/2014 - 13:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As soluções adotadas pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) nos últimos anos para modernizar a gestão pública e aprimorar os serviços ofertados à população foram ressaltadas no evento que comemorou os 50 anos da empresa. A solenidade foi realizada na última segunda-feira, 24 de novembro.
Nos últimos três anos, a Celepar executou o maior projeto de modernização de toda sua história com a construção de um dos mais seguros centros de dados do País (Data Center). A sala cofre tem certificado internacional e uma infraestrutura que assegura 99,95% de disponibilidade das informações armazenadas.
Hoje a Celepar oferta mais de 900 sistemas que atendem secretarias e órgãos estaduais. Um destaque é o portal da mobilidade, que opera dentro do conceito de governo eletrônico e oferta cerca de 200 serviços via internet à população, que podem ser acessados em smartphones com plataformas Android e Apple.
Outra iniciativa recente é a implantação do Centro Integrado Informações Estratégicas (CIIE), responsável pelo desenvolvimento de cases de business intelligence (BI’s). São sistemas customizados, elaborados para apoiar a gestão de cada área do Estado.
A instalação do Gabinete de Gestão e Informação (GGI), onde todas as ações de governo podem ser monitoradas e avaliadas, e a criação de uma linha de produtos e serviços destinada aos gestores municipais são outras iniciativas marcantes da companhia nos últimos anos.
“A Celepar é a melhor empresa pública de tecnologia da informação e comunicação do País. Um instrumento eficiente de aprimoramento da cidadania”, afirmou o governador Beto Richa, ao enaltecer a companhia e os empregados. “Vocês são essencial para dotar o Estado da infraestrutura de inteligência necessária para proporcionar serviços com qualidade e eficiência aos paranaenses”, disse.
CÁPSULA DO TEMPO – Na comemoração dos 50 anos, uma mensagem do governador Beto Richa para os próximos 25 anos foi colocada na cápsula do tempo da Celepar. A cápsula somente poderá ser aberta no dia 24 de novembro de 2039, quando a empresa completará 75 anos.
O presidente da companhia, Jacson Carvalho Leite, disse que a ideia é projetar, com base nas opiniões dos empregados, o futuro da tecnologia da informação e comunicação no Governo do Estado, dentro do período de duas décadas e meia. Jacson Carvalho também participa do projeto com um texto e um vídeo, onde destaca o momento atual da companhia, como também suas expectativas para o próximo cenário.
A solenidade teve a presença dos secretários Cassio Taniguchi (Planejamento e Coordenação Geral), Marcelo Cattani (Comunicação Social) e da secretária especial para Assuntos Estratégicos, Clecy Amadori, presidente do Conselho de Administração da Celepar.
Taniguchi destacou a evolução da companhia. Em 1965 ele foi diretor técnico da Celepar e responsável pela aquisição do primeiro computador, o Bull Gama 30, com 30 k de memória. “O nível de modernidade alcançado hoje pelo Governo do Paraná está diretamente relacionado à maneira responsável e profissional como a área de tecnologia da informação e comunicação vem sendo administrada”, disse ele.
O secretário Marcelo Cattani ressaltou a importância dos sistemas desenvolvidos pela empresa para que o cidadão tenha acesso a serviços e informações do Governo do Estado. “A Celepar desenvolve um trabalho que sustenta a necessária transparência na gestão pública e oferta ao cidadão soluções via internet que estão conectadas com o tempo que vivemos”, disse.
SERVIÇOS - Entre os sistemas desenvolvidos nesta gestão pela Celepar estão a Delegacia Eletrônica, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), o recém lançado Prevfogo, para agilizar a emissão de alvarás pelo Corpo de Bombeiros, além do registro de pessoas desaparecidas e a consulta pelos agentes de segurança de pessoas e veículos através de dispositivos móveis.
O Detran fácil é outro exemplo de modernidade de gestão, que facilita o acesso da população aos serviços via o computador e plataformas móveis. Outra solução é o sistema de gestão ambiental, módulo licenciamento, que permite emitir licenças industriais online.
BUSSINESS INTELLIGENCE – As soluções de business intelligence, permitidas pela implantação do Centro Integrado de Informações Estratégicas, permitem aos gestores públicos fácil acesso e visualização das informações necessárias ao planejamento e acompanhamento do plano de metas. Hoje, estão em operação mais de 300 cases abrangendo praticamente toda a administração estadual.
O Gabinete de Gestão e Informação é outro exemplo de uso de soluções de inteligência. A sala informatizada localizada no Palácio Iguaçu permite à equipe de governo acompanhar em tempo real o desenvolvimento das ações executadas e em andamento no âmbito da administração estadual.
A Celepar criou também a rede executiva para a gestão de governo, ferramenta pela qual os gestores das secretarias de Estado têm acesso a informações estratégicas, facilitando o processo de decisão.
Outro destaque da companhia é a conquista do certificado nível G do Programa de Melhoria do Processo do Software Brasileiro – PMS.BR – adequando a Celepar às melhores práticas do mercado nacional e internacional em desenvolvimento de software.
MUNICÍPIOS - A experiência de 50 anos da Celepar no desenvolvimento de soluções de modernidade para a gestão pública estadual, fez com que a companhia criasse uma linha de produtos e serviços destinada aos gestores municipais. A Loja da Celepar, como é denominada, pode ser acessada pela internet www.lojadacelepar.pr.gov.br, e apresenta, nesta fase inicial, um catálogo com 19 produtos voltados às prefeituras.
Ainda em relação aos municípios, em 2014 a empresa já atendeu uma população de cerca de duas mil pessoas em 20 cidades do interior do Paraná, através do curso de acesso à internet e redes sociais voltado aos cidadãos com idade superior a 60 anos, dentro do programa de inclusão social da pessoa idosos.
DATACENTER – O novo centro de dados, considerado o maior projeto de modernização dos 50 anos da Celepar, responde pelo atendimento à demanda crescente da administração estadual por soluções de tecnologia da informação e comunicação.
O novo ambiente, inaugurado no ano passado, conta com 270 m2, incluindo uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital. Algumas das vantagens: segurança física, controle da umidade e da temperatura, acesso restrito, detecção e combate automático de incêndio, monitoramento eletrônico e redundância de comunicação. Equipamentos de alta tecnologia e geradores próprios de energia determinam a segurança da informação e a alta disponibilidade dos serviços prestados pela Celepar aos órgãos da administração estadual.
HISTÓRICO - Pioneira na área de informática pública, a Celepar foi criada em 24 de novembro de 1964. A empresa partiu de um computador Bull Gama 30, com 30 k de memória, para processar atualmente em petabyte, capacidade de processamento e armazenamento impensáveis nos primórdios da companhia.
Sua primeira denominação foi de Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná. Depois, em 1975, passou para Companhia de Processamento de Dados do Paraná. Sua terceira alteração foi para Companhia de Informática do Paraná, em 1994. Mais recentemente, nesta gestão, em 2012, adotou a atual razão social de Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.
A Celepar atende as secretarias de Estado e seus órgãos vinculados por meio de uma equipe composta por mais de 1.100 empregados distribuídos entre a sede em Curitiba e uma estrutura no interior do Paraná que é composta por um escritório avançado e nove núcleos regiona
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS