Celepar coordena
fórum nacional sobre
soluções de tecnologia

Engenharia de software, soluções para dispositivos móveis e infovias digitais são alguns dos temas debatidos no evento que acontece em Curitiba até esta sexta-feira (08)
Publicação
07/04/2016 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Engenharia de software, soluções para dispositivos móveis e infovias digitais são alguns dos temas que começam a ser debatidos na 112ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 13ª Reunião de Gerentes Técnicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), evento começou nesta sexta-feira (07), em Curitiba, sob a coordenação da Celepar.
O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, destacou a importância do papel das afiliadas da Abep – em 25 estados e no Distrito Federal – na definição de modelos de gestão com ênfase na melhoria contínua dos serviços públicos que os estados prestam à sociedade. “Soluções de inteligência devem ser colocadas à disposição dos gestores para que as atividades de planejamento e de execução dos planos de governo se traduzam em ações voltadas à qualidade de vida da população”.
Presidente da Diretoria Executiva da Abep, Marcelo Marcony Leal de Lima, também secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte e responsável pela Coordenadoria de Operação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), ressaltou que o fórum tem como ênfase debater o desenvolvimento de aplicativos que sejam de interesse comum aos estados. “Aqui os problemas técnicos são discutidos, compartilhados e suas soluções replicadas”.
De acordo com o presidente da Abep, a atual gestão tem como meta ampliar a atuação da entidade além dos estados, levando soluções de tecnologia da informação e comunicação às prefeituras e ao Governo Federal. No Paraná, por exemplo, a Celepar já atende aos municípios por meio de sua loja virtual (www.lojadacelepar.pr.gov.br ).
INTERCÂMBIO – De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Celepar, Danilo Scalet, esta é uma oportunidade para os estados promoverem colaboração na área de tecnologia, intercambio de informações e identificação de projetos comuns. “O objetivo fundamental é alavancar ações existentes nas diversas entidades, a partir de iniciativas que estejam ocorrendo com maior destaque em um ou mais estados, permitindo, desta maneira, que as demais unidades da Federação se beneficiem do compartilhamento deste conhecimento”.
A Celepar apresenta neste fórum os resultados do grupo de trabalho de engenharia de software, coordenado pela equipe técnica da companhia, além da sua solução de gestão hospitalar empregada em vários hospitais pertencentes à rede publica estadual.
PARANÁ E BAHIA – Dentro da filosofia da Abep de promover intercâmbio entre suas associadas, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), aproveitando o evento em Curitiba, assinaram termo de cooperação técnica com o propósito de desenvolver projetos de mútuo interesse voltados à conectividade, ao armazenamento e segurança de dados e imagens.
O documento prevê ainda, entre outros pontos, a disseminação da tecnologia como meio de aprimoramento da prestação de serviços públicos e apoio à pesquisa voltada à aplicação de soluções de inteligência na gestão pública.
A assinatura do termo de cooperação técnica, de acordo com o presidente da Celepar, Jacson Leite, além de lastrear projetos de interesse comum às partes, é também um marco na história da própria Abep, “uma vez que serve de modelo para ser replicado às demais associadas”, opinião compartilhada por Samuel Pereira Araújo, presidente da Prodeb.
Segundo Araújo, neste primeiro momento, a Bahia está interessada em implantar soluções desenvolvidas pelo Paraná na área do Procon, além do Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas.
RIO GRANDE DO NORTE – O secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcelo Marcony Leal de Lima, e responsável pela Cotic, iniciou diálogo com a Celepar para celebrar um termo de cooperação técnica, a exemplo do firmado entre Paraná e Bahia. O Rio Grande do Norte, segundo ele, tem interesse no Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas (SAPM) e de cases de business intelligence (BI’s), entre eles, os que tratam da gestão prisional no Estado.
FÓRUM – A 112ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 13ª Reunião de Gerentes Técnicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que ocorre no Hotel Victória Villa, termina nesta sexta-feira amanhã (08). Este é o terceiro ano consecutivo em que a Celepar responde pela organização de um evento da Abep. Em 2014, foi o Seminário Nacional de TIC (Secop), em Foz do Iguaçu e, em 2015, a reunião dos diretores presidentes das empresas estaduais de TIC, me Curitiba.
ABEP – A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o País há quase quatro décadas. A entidade tem a missão de promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, visando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.
As entidades associadas da Abep atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS