Celepar assina adesão
ao Movimento Nacional pela
Cidadania e Solidariedade

O Movimento é coordenado pelo Nós Podemos Paraná, que atua para mobilizar a sociedade em ações para o alcance dos Objetivos do Milênio. A Celepar se candidatou ao Selo ODM, com o projeto de curso gratuito de acesso à internet
Publicação
08/12/2015 - 14:58
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Celepar é a mais nova integrante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, coordenado pelo Nós Podemos Paraná, que tem entre suas metas o engajamento da sociedade no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODMs foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2000, para mobilizar a sociedade em ações para combater a extrema pobreza, promover o desenvolvimento local e melhorar a vida da população. O Movimento Nós Podemos Paraná teve início em 2006, com o Sistema Federação das Indústrias do Estado, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi).
O termo de adesão da Celepar ao Movimento foi assinado pelo presidente da empresa, Jacson Carvalho Leite, em cerimônia realizada nesta terça-feira (08), no auditório da empresa. A companhia se candidatou ao Selo ODM, certificação destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM. O projeto da Celepar é o do curso gratuito de acesso à internet e redes sociais, destinados à população com idade superior a 60 anos.
“Nos últimos dois anos a capacitação já atendeu mais de duas mil pessoas de Curitiba e outras 30 cidades do interior do Paraná, através do Programa Celepar Cidadã, que engloba o projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa”, explicou Jacson Leite.
COM OS MUNICÍPIOS - Ele disse que nesta parceria com os municípios são realizados cursos de 12 horas/aula, nos quais os alunos aprendem noções básicas do computador, com ênfase na navegação pelo universo virtual. Ao final, cada participante sai com endereço eletrônico e perfil nas redes sociais. A Celepar responde pela instrutoria, material didático, instalação e adequação do laboratório de informática, além da certificação aos alunos.
A assinatura do termo por parte da Celepar, como destacou Caroline Arns Arruda, que representou o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (IEL), é extremamente importante em um ano de grandes transformações, com a mudança dos oito objetivos do milênio para 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “A companhia, com o suporte da sua tecnologia e da sua capacidade de apresentar soluções inovadores, vai auxiliar os parceiros neste trabalho”, disse ela.
INTELIGÊNCIA - A solenidade na Celepar contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota, que destacou o trabalho da companhia no levantamento de indicadores aos gestores públicos, através do desenvolvimento da solução de business intelligence.
Um exemplo da utilização destas aplicações, segundo o secretário, foi a constatação de que 54% dos adolescentes em conflito com a lei, alocados em unidades de socioeducação, estavam fora da sala de aula no momento das apreensões. “Com base neste indicador será possível desenvolver políticas públicas voltadas a alterar este cenário”, afirmou.
A secretária-executiva estadual adjunta do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Teresa Uille Gomes, também participou da reunião. “No momento em que o Estado transforma políticas públicas em objetivos com indicadores e metas, a sociedade é beneficiada”, disse ela. “É possível utilizar ferramentas de tecnologia da informação e comunicação em favor da cidadania. Temos que buscar instrumentos para garantir os direitos civis e melhorar a dignidade do ser humano em suas diversas temáticas”, destacou.
O presidente Jacson Carvalho Leite lembrou que o Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) foi criado com o propósito de trabalhar indicadores das políticas públicas e de levar ao governo informações-chave ao processo de tomada de decisão.
A Celepar, de acordo com o presidente, teve a preocupação de colocar os mais de 900 sistemas que desenvolveu nestes 51 anos de vida, além das soluções de business intelligence na busca dos oito objetivos do milênio.
DOIS CASES - Foram apresentados dois cases de business intelligence desenvolvidos pela Celepar para os Objetivos do Milênio. O primeiro, voltado ao acompanhamento da execução das metas em todo o Paraná. Com esta solução, como explicou Débora Romão, do Centro Integrado de Informações Estratégicas, é possível saber como os ODM’s e as políticas públicas estão indexadas à Constituição Federal e quais ações de governo estão sendo desenvolvidas em cada município do Estado.
Responsável por apresentar o case de Cadastro Único, vinculado ao primeiro Objetivo do Milênio – acabar com a fome e a miséria -, Cristina Viomar, falou que o propósito desta aplicação de BI é identificar a realidade socioeconômica das famílias vulneráveis do Paraná.
Para prover o acompanhamento e mapeamento das famílias inscritas no Cadastro Único, o case abrange diversas informações, como localização das famílias, trabalho infantil, comunidades tradicionais do Paraná, renda per capita, existência de água encanada e luz elétrica no domicílio, escolaridade, documentação, entre outras. São contemplados, também, alguns programas federais e estaduais, como Bolsa Família, Pronatec, Família Paranaense e Luz Fraterna.
“Por meio do BI do Cadastro Único, é possível implementar políticas públicas específicas com o propósito de reduzir as vulnerabilidades sociais”, ressaltou o presidente Jacson Carvalho Leite.
OBJETIVOS DO MILÊNIO - A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2000 um plano de ação com objetivos a serem cumpridos até 2015. São eles: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, tendo como último objetivo todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Em continuidade ao trabalho desenvolvido pelos ODM, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos objetivos do milênio, completando as metas que não foram atingidas e respondendo a novos objetivos.
Os ODS, contam com 17 objetivos e 169 metas ligados as questões de desenvolvimento sustentável, fazendo parte da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Com a transição, haverá sempre a promoção da sustentabilidade econômica e ambiental com sociedades pacíficas e inclusivas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS