Celebração marca os 500 anos da Reforma Protestante

"A Reforma promoveu mudanças que geraram novas tendências em todo o mundo e deram grandes contribuições para a economia e para a liberdade de expressão”, destacou Richa durante a cerimônia. Mais de 25 mil fiéis participaram da celebração, que começou na sexta-feira (27).
Publicação
31/10/2017 - 21:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Reforma Protestante contribuiu com significativas mudanças na sociedade e até mesmo para dar um novo dinamismo aos sistemas econômicos. Esta foi a mensagem do governador Beto Richa durante a celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, que aconteceu na noite desta terça-feira (31), no espaço Expo Renault, no parque Barigui, em Curitiba.

"A Reforma promoveu mudanças que geraram novas tendências em todo o mundo e deram grandes contribuições para a economia e para a liberdade de expressão", disse. "O movimento também foi essencial para o fortalecimento da sociedade, principalmente a partir da valorização da família", afirmou Richa.

Mais de 25 mil fiéis participaram da celebração, que começou na sexta-feira (27). No dia de hoje, cinco pastores das igrejas participantes fizeram uma celebração geral de uma hora para os presentes. Os fiéis também puderam acompanhar uma apresentação musical. "É um momento histórico para todos os cristãos", disse Jacson Müller, pastor da Igreja Luterana e um dos idealizadores do evento.

Além de canções, a comemoração trouxe também um espetáculo que contou a história da Reforma com uma orquestra regida pelo maestro Martinho Lutero Klemann e performance de atores e bailarinos. O evento foi organizado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Igreja Presbiteriana do Brasil e a Primeira Igreja Batista de Curitiba.

INTERNACIONAL - As comemorações da Reforma Protestante ocorrem em todo o mundo. No dia 31 de outubro de 1517, há exatos 500 anos, o monge alemão Martinho Lutero pregou um manifesto com 95 afirmações sobre a Igreja Católica, ato que se tornou o marco do movimento.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, participaram da celebração.

GALERIA DE IMAGENS