Casa de Semiliberdade
de Umuarama inicia
as atividades

Unidade atenderá adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O Estado investe na reforma e construção de novas unidades
Publicação
01/10/2013 - 17:27
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Casa de Semiliberdade de Umuarama, na região Noroeste do Estado, começou a funcionar nesta terça-feira (1º). Esta é a 25ª unidade de socioeducação do Paraná e recebeu investimento de R$ 416 mil, recursos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência do Paraná (FIA) deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
“A obra faz parte de um grande esforço do Governo do Estado para dar um atendimento digno e garantir os direitos desses adolescentes que estão dentro do nosso sistema socioeducativo. Desde que assumimos esta tarefa estamos investindo não apenas recursos, mas todas as nossas energias para que estes meninos e meninas tenham uma oportunidade de escrever uma nova história”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa.
No Paraná existem atualmente 18 Centros de Socioeducação (Censes) e está é a sétima Casa de Semiliberdade. Desde 2011 o Governo do Estado investe fortemente na reestruturação de todas as unidades. As reformas já foram concluídas em 40% delas e 60% estão em obras.
Além da revitalização das unidades, esta prevista a ampliação da rede de atendimento com a construção de novos Censes e Casas de Semiliberdade. Ao final de todo processo de reforma e construção o Paraná contará com 21 Censes e nove Casas de Semiliberdade – mais uma será inaugurada ainda esta semana em Paranavaí - compondo um dos sistemas de socioeducação mais estruturados do País.
A coordenadora de Medidas Socioeducativas da Secretaria da Família, Claudia Foltran, fez a entrega simbólica da obra às autoridades de Umuarama. “Temos a responsabilidade de atender o estabelecido pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e estamos convictos que em breve teremos uma estrutura totalmente adequada para cumprir plenamente a nossa missão”, comentou.
REFERÊNCIA – O projeto da Casa de Semiliberdade do Paraná é referendado pela coordenação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e se tornou um exemplo para construção de unidades em todo o Brasil.
O Governo Federal solicitou oficialmente ao Governo do Paraná a cessão de uso dos projetos executivos das unidades do Estado, que respondeu positivamente à solicitação. Com isso, o material técnico desenvolvido pela equipe de engenharia da Secretaria da Família poderá ser utilizado em outros estados brasileiros.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS