A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo levou a Caravana do Esporte a Maringá nesta quarta-feira (1). Participaram prefeitos, secretários e organizações esportivas de diversos municípios.
A caravana percorrerá cerca de 3 mil quilômetros em oito dias, uma oportunidade de conversar sobre as demandas e apresentar projetos diretamente à população e às instituições parceiras que ajudam no fomento do esporte em todo o Paraná.
Participaram os prefeitos de Amaporã, Marialva, Flórida, Inajá e Marilena, e os vice-prefeitos de Jardim Olinda, Itaguajé e Uniflor, além de secretários municipais.
Paralelo ao evento, a secretaria ministrou palestra e promoveu capacitação para os bolsistas do programa Esporte Para Toda Vida, que atuarão com atividades diretamente nos municípios. Ao todo, o programa terá um investimento de R$ 6 milhões.
O secretário estadual do Esporte e do Turismo, João Barbiero, destacou a importância do programa. “Ele trabalha da criança até o idoso, algo que gera possibilidade de futuro, pois os acadêmicos de Educação Física que nele atuarão vão ter perspectivas de aprender levando qualidade de vida para as pessoas”, disse.
“O esporte muda vidas. É muito importante para levar práticas saudáveis aos nossos munícipes”, disse o prefeito de Marialva, Victor Martini.
O Esporte Para Toda Vida inicialmente vai beneficiar 250 núcleos em 189 municípios, contemplando mais de 500 bolsistas cujo trabalho tem o objetivo de implantar e desenvolver a iniciação esportiva e atividades físicas, além de proporcionar lazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem em áreas de vulnerabilidade social. As modalidades sugeridas dentro do projeto são atletismo, basquete, futsal, handebol e voleibol.