Capital do Paraná
se destaca no turismo
de negócios e eventos

Curitiba está entre as dez cidades melhor colocadas no ranking brasileiro de destino de eventos internacionais, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções
Publicação
27/03/2014 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um dos motivos que a capital paranaense tem para comemorar seu aniversário de 321 anos, que será festejado neste sábado (29), é a permanência entre as dez cidades melhor colocadas no ranking brasileiro de destino de eventos internacionais, divulgado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).
A presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, lembra que o Turismo de Negócios e Eventos é responsável pela atração de 43% dos 13,5 milhões de visitantes que o Paraná recebe anualmente. Para Juliana, a parceria com instituições como o Sebrae-PR, a Federação dos Convention & Visitors Bureaux, Fecomércio, Câmara Empresarial do Turismo, Sesc e Senac é fundamental.
“A existência de Conventions & Visitors Bureaux em Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel e centros de pesquisas em instituições acadêmicas e de tecnologia contribuem de forma significativa para impulsionar o turismo de negócios e eventos”, afirma.
Segundo dados do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, em 2013 a capital paranaense registrou 302 eventos de porte, sendo 82% eventos de negócios com perfis técnico-científicos e 15% de feiras.
O número de participantes foi de 204 mil pessoas, que gastaram em média R$ 320,00 por dia. A realização desses eventos gerou aproximadamente 1,1 milhão de pernoites, reafirmando a boa capacidade de absorção da rede hoteleira e dos espaços de eventos.
“O turista de negócios gasta em média R$ 320 por dia e fica mais tempo na cidade do que o turista de lazer. Estes dados justificam a importância do trabalho feito pelos Conventions & Visitors Bureaux, desenvolvendo de maneira estratégica o turismo na cidade com o apoio às entidades na captação dos eventos”, explica Tatiana Turra, diretora-executiva da entidade.
Juliana lembra que devido à localização estratégica do Paraná, levando em consideração aspectos econômicos e turísticos, assim como também a pretensão em ter maior competitividade, a Paraná Turismo priorizou o segmento chamado Paraná Mice.
PARANÁ MICE - O projeto para impulsionar o turismo de negócios, que constitui o segmento Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), desenvolvido pelo Sebrae e Governo do Estado, tem como objetivo consolidar o Paraná como destino competitivo no segmento de negócios e eventos.
O calendário de eventos fixos do Estado tem aproximadamente 600 comemorações e festividades de todas as regiões do Paraná com opções religiosas, culturais, esportivas e comerciais, a exemplo das feiras agropecuárias. “Os eventos geram fluxos turísticos e envolvem em sua execução mais setores econômicos que se beneficiam da demanda”, diz Juliana.
CALENDÁRIO DE EVENTOS – Idealizado pela Paraná Turismo, o Calendário de Eventos do Paraná é um material impresso com aproximadamente 200 páginas que reúne cerca de 600 comemorações e festividades de todas as regiões do Paraná.
Para facilitar a busca, as informações foram separadas por mês e também por município. É possível ainda consultar as datas de aniversário e do padroeiro de todas as cidades paranaenses, além de dados sobre os Conventions Bureaux no Estado, empresas organizadoras de eventos cadastradas no Ministério do Turismo e locais para realizações de eventos.
Sua distribuição é gratuita e dirigida. As informações cadastradas no Calendário de Eventos Paraná 2014 também estão disponíveis para consulta no site www.turismo.pr.gov.br.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS