Conselheiros tutelares da região de Maringá (Noroeste) receberam orientações gerais e sobre o Sistema de Informação que ajuda no trabalho com crianças e adolescentes. O escritório regional de Maringá, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promoveu encontro com 135 profissionais, na quinta e sexta-feira (17 e 18).
Organizado em parceria com a Defensoria Pública, a reunião ocorreu no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Maringá, e reuniu conselheiros dos 29 municípios da regional.
“São os conselheiros tutelares que estão na ponta do atendimento desse público, que precisa do nosso olhar cuidadoso. Capacitar esses trabalhadores é cuidar dos nossos meninos e meninas para que tenham seus direitos respeitados e garantidos”, explica a chefe do escritório regional, Akemi Nishimori.
SISTEMA – Os conselheiros também receberam capacitação de como usar o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia CT Web) para melhor atenderem as crianças e adolescentes em situação de risco, vulnerabilidade social e violação de direitos.
“Os equipamentos se modernizaram e os servidores precisam caminhar nessa mesma direção. Para terem cada vez mais qualidade de trabalho e mais rapidez nas ações, que são de urgência, essas capacitações devem ser frequentes”, comenta a chefe do escritório.
O Sipia CT Web é um sistema online que funciona em todo o Brasil. Ele é a base do trabalho dos conselheiros tutelares e permite que registrem, acompanhem e adotem medidas apropriadas para os casos de violações de direitos de forma ágil e sistemática.