Campanhas educativas do Paraná se destacam
nos principais prêmios de comunicação do País

Governo do Estado investe em ações de interesse público e orienta os cidadãos sobre uso racional da água e energia, segurança no trânsito e prejuízos causados por trotes telefônicos
Publicação
08/11/2013 - 16:46
Editoria

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As campanhas educativas e ações do marketing do Governo do Estado venceram os principais prêmios de comunicação do Brasil e do Paraná. Nesta semana, foram duas premiações: o troféu Profissionais do Ano, principal reconhecimento da publicidade brasileira, promovido pela Rede Globo, na terça-feira (5), em São Paulo, e o Prêmio GRPCom de Criação, do Grupo Paranaense de Comunicação, entregue na quarta-feira (6), em Curitiba. Neste ano, campanhas do Governo do Estado também levaram o Top de Marketing da ADVB e o Prêmio Colunistas Paraná.
O filme Trote, produzido pela Secretaria da Comunicação Social para alertar a população de que ligações telefônicas para a Polícia Militar com falsas denúncias são consideradas crime, foi o vencedor nacional na categoria Institucional do Prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo. É a primeira vez que o Governo do Estado ganha uma disputa nacional tão relevante.
“Todo o trabalho desenvolvido tem a orientação do governador Beto Richa para que os investimentos em comunicação social sempre levem em conta o interesse público, ações de orientação social e campanhas educativas”, afirma o secretário estadual da Comunicação Social, Marcelo Cattani. “Os objetivos estão sendo alcançados e o reconhecimento está sendo chancelado por criteriosa análise de diversos segmentos da comunicação e do marketing estaduais e nacionais”.
Produzido pela Master Roma Waiteman, o filme Trote usou câmeras escondidas para filmar cidadãos comuns atendendo a um telefônico público. Do outro lado da linha, uma mulher, desesperada, pede ajuda, dizendo que sua casa está sendo invadida. Ao saber que os apelos são brincadeira – na verdade, ela estava com medo de ratos que entraram na casa – os cidadãos ficam revoltados.
O filme esclarece o quanto os trotes prejudicam o trabalho da Polícia Militar, que recebe diariamente 3.500 ligações desse tipo. “O investimento dos órgãos públicos em campanhas educativas é fundamental para conscientizar a população, principalmente sobre atitudes pouco conhecidas, como a do trote. Quantas pessoas, antes de verem esse comercial, sabiam do tamanho desse problema para a polícia?”, diz o diretor da Master Roma Waiteman.
No Paraná, uma lei foi aprovada em 2012 para punir com multa quem passar trotes para as polícias Civil e Militar, Guardas Municipais, Corpo de Bombeiros e para os serviços de resgate médico.
Clique aqui e veja os vídeos no canal do Governo do Paraná no Youtube.
Trânsito - O Governo do Estado foi premiado em quatros categorias com peças produzidas pela Secretaria da Comunicação Social para o Detran do Paraná no prêmio GRPCom, entregue na quarta-feira (6), em Curitiba.
As campanhas de educação no trânsito do Detran são um alerta aos motoristas e motociclistas. Elas mostram que imprudências, como atender o celular ao dirigir ou ultrapassar o sinal vermelho, podem ter consequências graves e até provocar acidentes fatais.
“Este prêmio, junto com o reconhecimento de motoristas, pedestres e todos os usuários do sistema, mostra que estamos no caminho certo”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “O Detran do Paraná ficou anos sem investir em campanhas educativas e este prêmio mostra que a retomada destas atividades foi importante na construção de um trânsito melhor para todos.”
Foram vencedoras as peças Celular e Moto (Prêmio Rádio Institucional), Mouse Lento (Prêmio Digital Institucional) e Celular (Grand Prix Digital), produzidas pela Tif Comunicação. “Quando um órgão público levanta uma bandeira, como é o caso do Detran com a segurança e responsabilidade no trânsito, a sociedade como um todo é impactada, pois campanhas assim falam com todo mundo”, diz o diretor de Planejamento da Tif, Fhabyo Matesick.
As peças Vacilo e Crash Test (Prêmio Televisão Curitiba Institucional), criadas pela Vivas Comunicação, também ganharam o prêmio GRPCom. “O mundo inteiro usa a mídia com campanhas educativas, visando mudança de hábitos. O Paraná é um exemplo para o Brasil ao seguir a mesma linha, isto é dever do Estado”, afirma o diretor executivo da Vivas Comunicação, Beto Vivas.
Este ano, o prêmio promovido pelo GRPCom teve participação de 108 agências, que inscreveram 774 peças. Foram selecionados os melhores materiais veiculados em jornais, sites e emissoras de tevê e rádio do grupo.
Água e energia - Ações educativas e de orientação social da Copel e da Sanepar receberam o Grand Prix do prêmio Colunistas Paraná 2013, o mais importante prêmio da publicidade paranaense.
O Posto Sanepar, ação em parceria com a Rede Independência de Comunicação, foi instalado na praia de Guaratuba durante a temporada e servia água para os veranistas se refrescarem do calor..A ação serviu para divulgar a qualidade da água distribuída pela Sanepar e a importância do uso racional. Durante 27 dias, mais de 48 mil pessoas foram impactadas, alcançando o objetivo esperado.
A ação foi produzida pela agência OpusMúltipla – Comunicação Integrada. Para o vice-presidente de Criação da agência, Renato Cavalher, as campanhas educativas são o que de mais valioso a comunicação pública pode promover. “Ela é capaz de mudar hábitos, atitudes e produzir um cidadão melhor e mais consciente de seu papel na sociedade”, diz Cavalher.
Telejornais no Escuro, da Copel, também levou Ouro no Prêmio Colunistas 2013. A ação faz parte de uma campanha pelo uso eficiente de energia elétrica. No final de telejornais paranaenses, as luzes do estúdio eram apagadas e os créditos finalizados com a mensagem “Quando não estiver usando, apague a luz.”
A campanha foi criada pela agência Master Roma Waiteman.
Fomento Paraná - A ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná) divulgou em outubro os vencedores do Top de Marketing 2013.
A Fomento do Paraná, instituição financeira de desenvolvimento controlada pelo Estado, venceu na categoria Mercado Financeiro. O case de reposicionamento da Fomento Paraná, com uma nova marca e a ampliação da gama de produtos, foi produzido pela GPac. São peças para rádio, jornais, revistas e nas mídias sociais que levam a informação sobre as linhas de crédito de baixo custo a todas as regiões do estado.
“O reposicionamento da Fomento Paraná é fruto de um trabalho intenso de comunicação aliado a uma nova estratégia administrativa focada no empreendedor” diz o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa. “Começamos com o reposicionamento da marca. Fomos buscar parceiros no setor produtivo, para ampliar nosso alcance, ao mesmo tempo em que promovemos uma modernização interna, com a criação de novos produtos. O passo seguinte foi o uso do marketing, em uma campanha intensa de divulgação das nossas linhas de crédito em todo o Estado. O resultado já está aparecendo”, afirma Juraci Barbosa.
FICHAS TÉCNICAS
PRÊMIO PROFISSIONAIS DO ANO
Trote
Agência: Master Roma Waiteman
Direção de criação: Flávio Waiteman e Victor Afonso
Criação: Thiago Gabardo e Rafael Guth
Direção: Luan Voigt
Produtora e pós-produção: Artelux Produções
Produtora de som: Jamute
PRÊMIO COLUNISTAS PARANÁ
Posto Sanepar
Agência: OpusMúltipla
Direção de Criação: Renato Cavalher e Rodrigo Poersch
Redação: Vitor Frasson, César Noda, Rodrigo Poersch.
Direção de Arte: Amanda Beninca e Marcelle Cortiano
Produção Gráfica: Nádia Benatto
Fotografia/Ilustração: Brunno Covello
Produção de RTVC: Edson Perin
Direção do Comercial: Brunno Covello
WebDesign: Peewee
Mídia: Christiane Carvalho
Atendimento: Daniela Capeletti
Telejornais no Escuro
Agência: Master Roma Waiteman
Direção de Criação: Flavio Waiteman e Victor Afonso.
Planejamento: Marcelo Roma.
Redação: Victor Afonso.
Direção de Arte: David Keller
Produção de RTVC: Maria Alice Rocha Egg.
Produtora de Filme: Deiró Filmes.
Mídia: Thatiana Almeida, Fernanda Ribas e Meri Penas.
Atendimento: Cícero Rohr e Anne Rinaldim.
PRÊMIO GRPCOM DE CRIAÇÃO
Celular e Moto
Agência: Tif Comunicação
Diretor de Criação: Thiago Biazetto
Redator: Rafael Pavelegini
DA: Waldemar Segundo
Diretor de Planejamento: Fhabyo Matesick
Atendimento: Karina Giraldi
Produção Eletrônica: Rafaela Coradin
Produtora: Jamute
Mouse Lento
Agência: Tif Comunicação
Diretor de Criação: Thiago Biazetto
Redator: Rafael Pavelegini
DA: Fabrício Figueiredo
Diretor de Planejamento: Fhabyo Matesick
Planejamento online: Paulo Renato
Atendimento: Karina Giraldi
Celular
Diretor de Criação: Thiago Biazetto
Redator: Rafael Coradine
DA: Ricardo Tramontini
Diretor de Planejamento: Fhabyo Matesick
Planejamento onlie: Paulo Renato
Atendimento: Karina Giraldi
Crash Test
Agência: Vivas Comunicação
Diretor de Criação: Beto Vivas e Marcos Steffens
Redator: Jairo Rodrigues e Beto Vivas
Diretor de Arte: Marcos Steffens
Atendimento: Erika Herkenhoff e Rubens Albuquerque
Direção de Cena: Marlon Klug
Vacilo
Agência: Vivas Comunicação
Diretor de Criação: Beto Vivas e Marcos Steffens
Redator: Fábio Duarte e Beto Vivas
Diretor de Arte: Marcos Steffens
Atendimento: Erika Herkenhoff e Rubens Albuquerque
Direção de Cena: Rolando Mendés
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br  

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