Câmara da Transparência fecha primeira etapa de reuniões da Copa

Encontro, nesta segunda-feira, discutiu formas de oferecer à sociedade ferramentas de controle da utilização de recursos públicos na preparação para o mundial de 2014
Publicação
08/08/2011 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Terminou nesta segunda-feira (8) a primeira rodada de reuniões das câmaras temáticas da Copa do Mundo Fifa 2014, instituídas pelo governo do Estado para acompanhar os projetos que serão desenvolvidos no Paraná com vistas ao mundial. O último desta primeira série de encontros foi o da câmara da transparência, que discutiu formas de garantir à sociedade acesso aos dados sobre projetos e gastos públicos relacionados à Copa. O objetivo do governo do Paraná é fiscalizar as obras e projetos e oferecer ao cidadão uma ferramenta de controle da utilização dos recursos públicos.
O secretário para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mário Celso Cunha, considera o tema um dos mais importantes e destaca a preocupação do governador em promover uma Copa transparente e democrática. “Temos a responsabilidade de colocar isso de maneira clara e acessível para sociedade. Estamos preparados para acompanhar todas as obras de mobilidade urbana e fiscalizar de perto todas as ações financeiras, para fazer mais com menos”, disse o secretário.
Fazem parte da câmara quinze membros, entre eles representantes do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Município de Curitiba, Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria da Justiça, Secretaria de Controle Interno, Tribunal de Justiça e Ordem dos Advogados do Brasil.
Para o secretário da Corregedoria e Ouvidoria Geral, Cid Vasques, a reunião representa um esforço de vários segmentos da área da controladoria para apoio técnico e troca de informações. “Transparência é fundamental na organização de um grande evento. A participação da comunidade é legítima e o governo deve estimular a divulgação das contas públicas”, disse Cid Vasques, eleito presidente da câmara temática sobre transparência.
REUNIÕES – As outras oito câmaras temáticas – Turismo; Segurança; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação, Cultura e Ação Social; Comercial e Tecnologia; Infraestrutura; Saúde e Estádios – reuniram-se na semana passada. Cada uma delas reúne representantes dos governos estadual e municipal, da sociedade civil e de entidades organizadas.
Mário Celso Cunha fez uma avaliação do resultado da primeira etapa das reuniões. “Todas tiveram uma boa participação dos integrantes. Eles absorveram nosso objetivo de deixar um legado para o Estado após a Copa e garantir que a sociedade também acompanhe o processo”, afirmou o secretário.
As reuniões das câmaras temáticas acontecerão a cada dois meses em 2011, e mensalmente em 2012.

GALERIA DE IMAGENS