Caixa-d’água do Alto da XV,
em Curitiba, fica rosa
neste domingo

Com uma torre de 26 metros de altura, o reservatório localizado na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Cristo Rei, é de fácil visualização
Publicação
12/05/2017 - 17:36
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iluminará na cor rosa o Reservatório Elevado Cajuru neste domingo (14), em homenagem ao Dia das Mães. Conhecida como Caixa d’Água do Alto da XV, a construção que fica em Curitiba é um marco na cidade, servindo como ponto de referência e localização.
Com uma torre de 26 metros de altura, o reservatório é de fácil visualização. Está localizado na Avenida Marechal Humberto Alencar Castelo Branco, no bairro Cristo Rei, próximo à Praça das Nações, e acima da trincheira que dá acesso à Avenida Victor Ferreira do Amaral. Sobre a trincheira há um recuo para observação do reservatório e da cidade - um ponto bastante visitado por turistas por oferecer uma vista panorâmica da Capital.
A iniciativa é da equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanepar, que trabalha em um prédio ao lado do Reservatório Cajuru. “A iluminação é uma forma simples de mensagem à sociedade em relação a vários temas de interesse coletivo. Em outubro, por exemplo, o reservatório fica rosa em apoio à campanha internacional de combate ao câncer de mama. Neste domingo, nossa iniciativa é uma homenagem ao Dia das Mães”, disse o coordenador do CCO, Fábio Basso.
CAJURU -, o reservatório foi cadastrado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pela Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural (CAPC) da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba.
Vizinho ao Reservatório Cajuru, na Praça das Nações, a Sanepar mantém o mural de Poty Lazzarotto, que conta a história do saneamento em Curitiba. Inaugurado em 1996, o Painel da Sanepar, com 23 metros de comprimento por três de altura, foi restaurado em 2015 e também é um ponto de grande circulação de pessoas.

GALERIA DE IMAGENS