Brasão do Paraná já é a nova marca do Governo do Estado

A determinação do governador segue o estabelecido na Lei 15.538, de 22 de junho de 2007
Publicação
03/01/2011 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Desde o dia 1º, data da posse do governador Beto Richa, o Brasão do Paraná passou a ser a nova marca a identificar o Governo do Estado. A determinação do governador segue o estabelecido na Lei 15.538, de 22 de junho de 2007. A marca vai identificar os bens públicos móveis e imóveis, painéis e cartazes de obras públicas do Estado do Paraná.
Os elementos que formam o Brasão são o lavrador em atitude de trabalho, que representa a vocação agrícola do Estado; o Gavião Real, que vivia nas matas do Sul do país e acredita-se estar extinto, atualmente; as montanhas, que são os três planaltos paranaenses; o sol, que representa a nascente, símbolo da glória, unidade, eternidade e verdade; e ainda o mate e o pinho, representando as riquezas naturais do Estado.
“A marca de um governo não pode ser pessoal de cada governante. A partir desta Lei, o Paraná terá redução de custos porque o símbolo da administração será o mesmo, e não poderá sofrer alterações por futuros governos. Desta forma, hospitais, frota de veículos, escolas e material de expediente terão, a partir de agora, o mesmo símbolo”, disse Richa.
O Brasão é um dos símbolos oficiais do Estado, que representa a nossa história, nossos traços, nossa geografia, riquezas e nossos cidadãos. Conforme o artigo 3 da Lei 15.538, de junho de 2007, “a publicidade dos atos, programas, obras serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

GALERIA DE IMAGENS