Bope forma operadores no Curso de Controle de Distúrbios

A solenidade, em Curitiba, teve a participação de familiares e amigos dos militares, que prestigiaram a cerimônia presidida pelo comandante-geral da corporação, coronel Maurício Tortato
Publicação
14/08/2017 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná formou nesta segunda-feira (14) 27 alunos do I Curso de Controle de Distúrbios Civis em solenidade no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba. São originários de unidades da região Sudeste, Capital e Região Metropolitana. A solenidade teve a participação de familiares e amigos dos militares, que prestigiaram a cerimônia presidida pelo comandante-geral da corporação, coronel Maurício Tortato.

“O Batalhão de Operações Especiais tem uma atuação destacada, razão pela qual o investimento na preparação e especialização dos nossos efetivos às atuações mais críticas é absolutamente importante”, disse o coronel Tortato. Segundo ele, o Bope, em conjunto com a Diretoria de Ensino e Pesquisa, tem comprido esse papel, não só em relação ao seu próprio, mas emanando doutrina para todas as demais unidades.

A capacitação teve 250 horas/aula e durou 38 dias. As atividades foram conciliadas com exercícios teóricos sobre o emprego de unidades de choque, bem como técnicas e doutrinas sobre o tema.

As ações e simulações também compreenderam a grade curricular para familiarizar o aluno com os equipamentos e a aplicação do conhecimento em prática, observando a legislação e o conceito de Direitos Humanos. “Esperamos que eles levem estes procedimentos para seus batalhões e sejam multiplicadores, dando continuidade ao trabalho”, disse o comandante da Companhia de Choque, capitão Paulo Renato Aparecido Siloto.

Durante o curso, os policiais militares conheceram a realidade do Estado de São Paulo, por meio de uma visita técnica feita ao 3º Batalhão de Choque (3° BPChq- Humaitá) e a sede da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), trocando experiências de ocorrências atendidas, equipamentos utilizados e técnicas empregadas, agregando amplitude e maior domínio dos policiais paranaenses sobre o assunto.

Na solenidade o pelotão apresentou algumas táticas empregadas e formações de defesa aplicadas em situações de turba, manifestações e vandalismo, demonstrando eficiência e o preparo físico dos militares estaduais, aperfeiçoados durante os 38 dias de capacitação.

A primeira turma foi formada por integrantes de unidades operacionais do 1º, 6º e 4º Comandos Regionais da PM, atuantes em Curitiba, Região Metropolitana, Campos Gerais, Sudeste e Centro-Sul do estado, respectivamente. “Em breve teremos a segunda etapa envolvendo o 2, 3º e 5º CRPMs, abrangendo todo o Estado, razão pela qual nós temos a certeza que pela qualificação profissional cada vez mais a Polícia Militar aumenta o seu peso estratégico e atua com mais excelência no atendimento das principais demandas da nossa população”, afirmou o comandante-geral.

O soldado Daniel Clemente Pascko, do 27º Batalhão da PM (União da Vitória), foi o primeiro colocado no curso e foi homenageado pela conquista. “Alguns pensam que o mais importante é o preparo físico, porém o fator psicológico e mental faz toda a diferença. Trabalhamos muito essas características para alcançar o resultado satisfatório”, disse.

Alguns integrantes do Bope participaram do curso, como o soldado Bruno dos Santos Albach, que integra a Companhia de Choque há dois anos. “Depois desses 38 dias a moral só elevou, me motivando mais ainda a continuar na companhia”.

GALERIA DE IMAGENS