Bom desempenho do
Paraná será apresentado
em congresso de economistas

Publicação
01/08/2012 - 14:23
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os bons resultados alcançados pelo Paraná nas áreas de emprego e crescimento econômico serão apresentados no XVII Enesul - Encontro de Economistas da Região Sul, nesta sexta-feira (3), em Porto Alegre. O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, fará a palestra As Estratégias e os Entraves do Desenvolvimento Regional: O Caso do Paraná.
Lourenço explicou que o Estado passa por um momento privilegiado de transformação da sua estrutura econômica e exibindo indicadores contrários à tendência recessiva apresentada pelo Brasil. Conforme a Pesquisa Mensal de Emprego, efetuada em parceria entre IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica) e Ipardes, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) apresentou, em maio, o segundo menor desemprego e o maior salário médio entre as sete regiões metropolitanas acompanhadas pela entidade nacional.
Esses resultados, segundo Lourenço, devem ser intensificados com a maturação dos investimentos de R$ 16,5 bilhões, anunciados pela iniciativa privada multinacional e nacional no Estado, desde o começo do ano passado, abrangidos no Programa Paraná Competitivo. “Em menos de um ano e meio, os números superam as cifras divulgadas durante o intervalo 2003-2010 e carregam o potencial de geração de mais de 70 mil empregos diretos, indiretos e pelo efeito renda”.
“O Estado vem recuperando a vontade de desenvolvimento econômico e restaurando os mecanismos, instituições e instrumentos de planejamento de longo prazo, capazes de dar sentido a esse desejo, na direção da melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o diretor do Ipardes.
Serviço:
XVII Enesul - Encontro de Economistas da Região Sul
Data: 2 e 3 de agosto de 2012.
Local: Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, Rua Alberto Bins, 514 – centro de Porto Alegre (RS)