Boletim de balneabilidade aponta alterações em dois pontos no Litoral

Este será o último boletim da temporada de verão 2010/2011. Os resultados de todas as análises realizadas pelo IAP estarão disponíveis no site do órgão ambiental na internet www.iap.pr.gov.br
Publicação
11/03/2011 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (11) o 13º boletim de balneabilidade desta temporada, que apresentou alterações em apenas dois pontos monitorados no Litoral, se comparado com a semana anterior. A qualidade da água na Costa Oeste e região Norte do Estado continua sem alterações, com os 17 locais monitorados em condições próprias para o banho.
Este será o último boletim de balneabilidade da temporada de verão 2010/2011, divulgado semanalmente. Os resultados de todas as análises realizadas pelo IAP estarão disponíveis no site www.iap.pr.gov.br.
ALTERAÇÃO - No Litoral, passaram de próprios (bandeira azul) para próprios com restrições (bandeira amarela) os pontos localizados em Pontal do Paraná, balneário Shangri-lá, Rua Nepturnas; Guaratuba, na Barra do Saí, Rua Guairacá.
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, lembra que os pontos sinalizados com bandeiras amarelas devem ser evitados apenas 24 horas após chuvas intensas. “Isto porque estes locais são sensíveis a contaminação causada pelas chuvas que aumentam a vazão dos rios e canais, levando os resíduos para o mar. As alterações têm ocorrido nos locais onde o número de coliformes fecais muda conforme o carreamento da água das chuvas para o mar”, explica
Apesar destas variações, dos 49 locais monitorados, 42 encontram-se próprios para banho e apenas sete pontos continuam sendo sinalizados como impróprios (bandeira vermelha) para o banho de mar.
Na costa Oeste todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu continuam próprios para banho. Na região Norte. no Lago da Barragem do Capivara o ponto monitorado segue próprio, com “bandeira azul”.
ALERTA - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.
O monitoramento da balneabilidade é realizado pela Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (Depam) desde a temporada 1989/1990. 

Link 1 balneabilidade Costa Oeste
Link 2 balneabilidade Litoral

GALERIA DE IMAGENS