A Biblioteca Pública do Paraná, em parceria com o Consulado do Peru em São Paulo e em Curitiba, promove a partir desta quinta-feira (8) a exposição fotográfica “Machu Picchu — A cidade perdida dos incas”. A mostra, que fica em cartaz até 4 de abril no hall do 2º andar da Biblioteca, apresenta 20 painéis (160 x 92cm, cada) sobre a cidade que foi construída no século XV pelo Império Inca. A entrada é gratuita.
O texto de abertura é assinado pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Os outros 19 painéis apresentam diferentes aspectos da construção da cidade.
A exposição, que conta com fotos coloridas e em preto e branco, traz cliques históricos em PB de Martín Chambi, um pioneiro peruano que retratou o povo indígena da região e, posteriormente, sítios arqueológicos. As imagens coloridas ficam por conta de Teo Allain Chambi, neto de Martín, e de outros fotógrafos do Peru.
Descoberta em 1911, a cidade histórica se divide em duas grandes áreas: a agrícola, formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada, com templos, praças e mausoléus reais. O lugar foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial da Unesco em 2010.
SERVIÇO: Exposição “Machu Picchu — A cidade perdida dos incas”.
Data: 8 de março a 4 de abril.
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná - R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR.
Entrada franca.
Mais informações: (41) 3221-4974.