Beto recebe prêmio concedido pela
Câmara ao ex-governador José Richa

Ao falar do pai, o governador destacou que ele deixou um legado de retidão moral e de defesa dos legítimos interesses da sociedade brasileira
Publicação
06/12/2011 - 15:09
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (06), em Brasília, de uma sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao ex-governador José Richa, que recebeu (in memoriam) o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2011. A premiação foi concedida por indicação do deputado federal paranaense Fernando Francischini.
Instituído pela Câmara dos Deputados em 2003, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho ou ações de pessoas de notória idoneidade em favor da transparência e da fiscalização na gestão pública. Concedido a órgãos, entidades, programas ou agentes da administração pública e a pessoas ou entidades da sociedade civil, é conferido nas categorias Governamental e Sociedade Civil.
Beto Richa agradeceu a homenagem ao pai e destacou que a vida de José Richa foi pautada pela ética e pelas boas relações. “Ela pagava qualquer preço por suas convicções e nunca teve apego a cargos públicos”, lembrou. “Deixou um legado de retidão moral e de defesa dos legítimos interesses da sociedade brasileira. É um exemplo para as novas gerações.”
A trajetória pública de José Richa foi lembrada por diversos parlamentares paranaenses que ocuparam a tribuna do Plenário Ulysses Guimarães para render homenagem ao político. “É uma premiação que faz juz a um político que ajudou a fortalecer a democracia brasileira”, disse o deputado Francischini.
HOMENAGENS – Presidida pelo deputado federal Filipe Pereira, que também preside a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, a sessão homenageou também o ex-vice-presidente da República José Alencar e Aécio Ferreira da Cunha, pai do senador Aécio Neves.
Também foram premiados a Associação Contas Abertas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a ONG Transparência Brasil. Os dois últimos foram indicados na primeira edição, em 2004, mas não haviam recebido os troféus. A sessão foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.
Também estiveram presentes à solenidade os deputados federais Cida Borghetti, Rosane Ferreira, Alfredo Kaefer, Abelardo Lupion, Dilceu Sperafico, Reinhold Stephanes, Sandro Alex, Osmar Serraglio, Eduardo Sciarra, Luiz Nishimori, Rubens Bueno, Nelson Padovani e Luiz Carlos Setim.
O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB-PR), José Lúcio Glomb, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rommel Barion também acompanharam a sessão. Estiveram presentes ainda os secretários Luiz Carlos Hauly (Fazenda), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul), e Alceni Guerra (Escritório de Representação do Paraná), e o procurador-geral do Estado, Julio Zen Cardoso.

GALERIA DE IMAGENS