Beto Richa e Fernanda
assistem à missa no
Pequeno Cotolengo

A cerimônia reuniu centenas de pessoas que, em seguida, participaram do tradicional churrasco e da festa julina promovida pela instituição, que oferece serviços de acolhimento a pessoas com deficiência, abandonadas ou em situação de risco
Publicação
03/07/2016 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, assistiram na manhã deste domingo (3), à missa realizada no Pequeno Cotolengo, em Curitiba. A cerimônia reuniu centenas de pessoas que, em seguida, participaram do tradicional churrasco e da festa julina promovida pela instituição, que oferece serviços de acolhimento a pessoas com deficiência, abandonadas ou em situação de risco.
“O trabalho desenvolvido no Pequeno Cotolengo é de reconhecida importância social e, por isso, o Governo do Estado e toda a sociedade devem somar esforços para que os serviços oferecidos pela instituição sejam mantidos e garantidos às pessoas atendidas”, disse o governador.
Fernanda também ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Pequeno Cotolengo e de todas as entidades que mantêm convênios e contratos com o Governo do Estado para o acolhimento de pessoas, principalmente para os casos de alta complexidade. “Essas parcerias são muito importantes porque garantem um serviço de excelência e de qualidade às pessoas com deficiência e que precisam de apoio e cuidados especiais.”
Durante a visita, o diretor do Pequeno Cotolengo, Padre Reinaldo Amauri Lopes, agradeceu o apoio recebido pelo Governo do Estado. “Sempre tivemos uma atenção especial e essa parceria vem desde à época da Prefeitura de Curitiba, quando o governador Beto Richa era prefeito da capital”, disse.
No último mês de maio, o Governo do Estado destinou ao Pequeno Cotolengo uma ambulância, um desfibrilador e insumos, como seringas, luvas, esparadrapos e medicamentos. Os equipamentos foram destinados à melhora da qualidade no atendimento aos pacientes, com o objetivo de garantir a integridade e a qualidade de vida aos moradores da instituição. As doações somaram mais de R$ 115 mil.
INSTITUIÇÃO – Em abril deste ano, o Pequeno Cotolengo completou 51 anos de fundação. A instituição é referência em acolhimento, saúde, educação e qualidade de vida para pessoas com deficiências múltiplas. Atualmente, são mais de 200 pacientes que moram na unidade e recebem acompanhamento diário. Por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, o Governo do Estado repassa recursos para o acolhimento de 134 pessoas da instituição. O Pequeno Cotolengo oferece mais de 43 mil atendimentos anuais em 13 especialidades da saúde.
Os moradores recebem auxílio diário na área da saúde, através do Centro de Reabilitação e da Unidade Odontológica, e na área da educação, por meio da Escola Pequeno Cotolengo, que oferece ensino regulamentar na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental na modalidade Educação Especial.
FESTA – Além da missão e do churrasco, a programação da festa julina do Pequeno Cotolengo traz ainda o espetáculo infantil Efeito de Magia, forró, quadrilha dos moradores e shows musicais. Ao longo do dia, haverá ainda bazar, barraquinhas com comidas típicas e brincadeiras para as crianças. Mais de 8 mil pessoas são esperadas para o evento. Toda a arrecadação será revertida integralmente aos pacientes atendidos pela instituição.

GALERIA DE IMAGENS